Duarte Gomes analisa a arbitragem do E. Amadora-Sporting
Arbitragem globalmente positiva
Fábio Veríssimo viajou até Lisboa para dirigir o CF Estrela da Amadora / Sporting CP.
Rui Costa foi o VAR.
Segue análise aos momentos tecnicamente mais determinantes do jogo:
16' Golo legal de Leonel Bucca, na sequência de pontapé de canto executado à direita. O avançado brasileiro não cometeu qualquer infração sobre Franco Israel.
22' Foi bem exibido o primeiro cartão amarelo da partida: a entrada de Matheus Reis sobre Léo Jába foi tardia e negligente. O lateral brasileiro correu riscos na forma como contestou depois a decisão de Fábio Veríssimo.
23' Golo legal da equipa visitante, marcado por Paulinho, após cruzamento da direita de Francisco Trincão.
31' Leo Cordeiro carregou as costas de Daniel Bragança, cortando de forma ilegal um ataque prometedor. Esteve bem o árbitro ao exibir-lhe o amarelo.
37' Aloísio Sousa foi bem advertido após entrada negligente sobre Geny Catamo. O central tocou na bola e depois no adversário, após abordagem com a sola da bota à frente e alguma velocidade. Este foi apenas mais um exemplo de como atingir primeiro a bola e depois o adversário nem sempre impede a existência de infrações. Algumas, como esta, podem até ser passíveis de ação disciplinar.
40' Quando Trincão rematou para defesa apertada de Bruno Brígido, Nuno Santos - que fez a recarga com êxito - estava claramente em jogo. Foi bem validado o segundo da equipa forasteira.
42' Jogo temporariamente interrompido, após arremesso de tochas acesas para dentro do relvado. Alguns adeptos continuam a conseguir entrar e/ou colocar material perigoso dentro de recintos desportivos sem que nada se consiga fazer para travar esse crime.
45+3' Remate de Viktor Gyokeres foi travado pelo braço direito de Miguel Lopes, que estava encolhido, junto ao corpo e em posição defensiva normal para a circunstância. Leu bem o lance, a equipa de arbitragem.
52' Corte legal de Gonçalo Inácio aos pés de Kikas. Lance bem analisado na área da equipa verde e branca.
53' Fonseca colocou o braço esquerdo nas costas de Trincão, mas de forma rápida, ligeira e sem exercer qualquer carga/pressão. Os árbitros estão instruídos para nunca sancionar este tipo de contactos.
59' Gyokeres rematou ao poste esquerdo da baliza de Bruno Brígido, em lance depois sancionado como fora de jogo. Ficámos com a sensação que o árbitro assistente equivocou-se.
64' Gyokeres foi carregado nas costas pelo braço esquerdo de Miguel Lopes. A infração foi no limite mas ainda fora da area do Estrela e devia ter sido sancionada com pontapé-livre direto favorável ao Sporting.
67' Amarelo bem mostrado a Regis Ndo por protestos. O avançado contestou o facto dos adversários não terem colocado a bola fora para que fosse prestada assistência a um colega de equipa.
75' Geny Catamo ficou caído no relvado após ser pisado por Regis Ndo. Mas a verdade é que o avançado maliano, ingénuo na abordagem, não entrou com negligência nem sequer tentou disputar o lance com o adversário. O contacto aconteceu quando o jogador do Sporting colocou o seu pé mais à esquerda (na sequência do passe), sendo atingido pelo adversário que apenas tentava colocar o seu no relvado. Além disso, Regis Ndo esteve sempre a olhar para a bola, nunca para essa zona. Houve infração imprudente, que não justificava (segundo) cartão amarelo.
81' Pedro Sá, ao tentar a bola, atingiu a perna de Daniel Bragança, cometendo infração perto da sua área defensiva. Pontapé-livre bem assinalado.
90' Queda de Nuno Santos perto da bandeirola de canto, na sequência de contacto ligeiro de umadversário. O avançado do Sporting levantou-se assim que percebeu que o árbitro, bem, nada sancionaria.
90+6' Ronaldo, na passada, tocou no pé de St. Juste, provocando a sua queda. A infração atacante foi imprudente e bem sancionada.