Sporting Doutor ou presidente? «Continuo a tratá-lo por Frederico»
No dia em que a Juventus recebe o Sporting para a Liga Europa, o jornal La Gazzetta dello Sport falou com Fabrizio Tencone, antigo responsável pelo departamento médico da vecchia signora e conhecido de longa data de Frederico Varandas, companheiro de profissão que é agora presidente do clube de Alvalade.
«Conhecemo-nos há mais de 20 anos. Frederico começou nas camadas jovens do Sporting com Cristiano Ronaldo, à semelhança do que aconteceu comigo na Juventus com Del Piero. Lembro-me dos nossos encontros na UEFA e com outros médicos de clubes da Liga dos Campeões. Juntos, no início dos anos 2000, começámos a construir aquilo que é agora um tesouro inestimável de dados em termos de lesões e prevenção», começou por dizer, antes de destacar o percurso do presidente leonino.
«É um caso único no futebol. Um pouco como se Luca Stefanini, chefe da equipa médica da Juve, se tornasse presidente do clube no futuro. (…) Há 20 anos, quando conheci Varandas, não esperava que isto viesse a acontecer. Fico feliz por ele. É um médico competente que sempre teve o Sporting no coração. É uma verdadeira bandeira para o clube. É uma pessoa simpática e amiga, mas muito profissional.»
Um profissionalismo que, para Tencone, dispensa formalismos: «Doutor ou presidente? Continuo a tratá-lo por Frederico. Felicitei-o quando assumiu a presidência do Sporting, em 2018, e também após a histórica conquista do campeonato, em 2021, título que fugia ao clube há 19 anos. Desejo-lhe muita sorte para este jogo, mas espero que a Juve vença. (…) Desejo ao presidente Varandas e ao meu amigo Frederico que ganhem a próxima Liga dos Campeões. Mas esta Liga Europa não, espero que seja a Juventus a vencer.»
E o exemplo do amigo Frederico podia inspirar Fabrizio a tentar a presidência da Juventus? «Encaro isso como uma piada. Nunca pensei nisso. Tive anos maravilhosos na Juventus, ganhámos dez campeonatos e conquistámos todos os títulos em Itália, na Europa e no mundo, mas agora a minha equipa é outra – o meu objetivo é fazer com que a experiência que adquiri com grandes campeões esteja disponível para todos.»