Antevisão Dortmund procura ultrapassar Bayern ferido
Combate de chefes no Signal Iduna Park, com os bávaros feridos pela eliminação na Taça da Alemanha frente ao modesto Saarbrücken
É dos mais intensos clássicos da Bundesliga. Dortmund a Bayern Munique construíram história de grande rivalidade, mas os bávaros têm sido mais fortes, tendência que se acentuou nos últimos anos, tendo em 133 jogos vencido 65 vezes, contra 33 triunfos da formação de amarelo vestida.
Mesmo assim, fechando a análise aos jogos em casa do Dortmund a vantagem é amarela, com 21 vitórias, 20 empates e 20 derrotas. E neste encontro há que colocar nesta equação o momento menos bom do Bayern Munique, que vem do choque de ter sido eliminado pelo modesto Saarbrucken (2-1), do terceiro escalão, o que levou o capitão Thomas Muller a pedir desculpa aos adeptos e a prometer reação já neste clássico.
É, sem dúvida, o jogo grande desta 10.ª Jornada da Bundesliga e com o Signal Iduna Park a regostar mais uma enchente e com o Dortmund a saber que em caso de vitória ultrapassa o Bayern Munique, que ainda não perdeu e soma 23 pontos, grande a sete vitórias e dois empates, o que deixa a equipa bávara na segunda posição, atrás apenas do Leverkusen.
Já o Dortmund está um pouco pior, com seis vitórias e três empates, mas quer agora construir resultado que permita esquecer o que aconteceu na última jornada do campeonato passado, quando lhe bastava vitória em casa frente ao Mainz, na última jornada, para roubar o título ao Bayern Munique, mas acabou por empatar (2-2) e permitir que os bávaros conquistassem o 11.º título consecutivo.
Acresce a tudo isto que o Dortmund não perde em casa há 26 jogos, um pouco mais de um ano, e quer dar seguimento a esta caminhada triunfal no Signal Iduna Park, por muito que o adversário seja a equipa mais poderosa da história do futebol alemão.
Já o Bayern Munique vem da tal derrota traumática frente ao Saarbrucken que ditou o afastamento da Taça da Alemanha, mas é preciso recordar que na última jornada esmagou o Darmstad com um incrível 8-0.
Dortmund
Sistema: 4x2x3x1
Onze provável: Kobel; Ryerson, Hummels, Schlotterbeck e Bensebaini; Nmecha e Can; Malen, Reus e Brandt; Fullkrug.
Treinador: Edin Terzic
Lesionado: Duranville
Figura: Marco Reus. É muito mais que um simples médio que faz toda a equipa crescer à sua volta. É francamente mais do que o maestro que seleciona os ritmos que melhor servem ao Dortmund. É uma das maiores figuras da história do clube e também o jogador que sabe aparecer nos grande momentos, que é qualquer que seja o duelo com o Bayern Munique. A jogar nas costas de Fullkrug, a qualquer momento pode surgir um passe de rotura para o avançado de amarelo vestido.
O que disse o treinador, Edin Terzic: «Raramente vi dois jogos maus consecutivos do Bayern Munique. Contra nós, os seus sentidos são sempre mais aguçados do que contra esta ou aquela equipa. E agora há um elemento adicional, a raiva pela derrota na Taça. Poupanças? Claro que não pouparemos ninguém. Conhecemos os pontos fortes do nosso adversário, sabemos da qualidade que têm e vai ser uma tarefa muito difícil.»
Bayern Munique
Sistema: 4x2x3x1
Onze provável: Neuer; Mazraoui, Upamecano, Kim e Davies; Laimer e Goretzka; Sane, Musiala e Coman; Kane.
Treinador: Thomas Tuchel
Lesionados: Matthijs de Ligt e Tarek Buchmann.
Castigado: Kimmich.
Figura: Harry Kane. Não se poderia esperar outra coisa do avançado inglês, que chegou a Munique rotulado de um dos melhores jogadores do planeta e cobiçado pelos gigantes do futebol mundial e não demorou a marcar golos a um ritmo que só é génios conseguem. Em 13 jogos já assinou 14 tentos e três desses no triunfo na última jornada sobre o Darmstad, por 8-0. É, sem dúvida a grande ameaça para a baliza defendida por Kobel.
O que disse o treinador, Thomas Tuchel: «Temos de esquecer e digerir, sentimos a dor e isso não passa, mas não há razão para nos resignarmos. Temos uma boa campanha na Bundesliga, uma equipa em que confiamos e vamos a Dortmund para ganhar o jogo. Temos de atingir os nossos limites, dar o nosso melhor desde o primeiro até ao último minuto. Temos qualidade, forma e espírito suficientes para vencer o Dortmund. Vamos a Dortmund para ganhar e aumentar a nossa vantagem no campeonato.»