Liga Diomande e João Neves tiveram estreias de sonho
São dois nomes que ficam gravados na história do dérbi de ontem. Ousmane Diomande, central de apenas 19 anos contratado em janeiro ao Mafra, que na sua estreia num dérbi - assim como Franco Israel e Morita do lado leonino - acabou por deixar marca com um golo.
Um momento de euforia (festejado com todos os elementos que estavam no banco) que o tornou no defesa mais jovem dos leões a marcar na estreia de um dérbi frente ao Benfica (19 anos, 5 meses e 18 dias). O possante defesa costa-marfinense, sempre aplaudido pelos adeptos, voltou a não tremer (tal como já havia feito, por exemplo, no jogo nos Emirates com o Arsenal para a Liga Europa) e voltou a marcar posição face à ausência do lesionado Jeremiah St. Juste.
Do lado encarnado, outra proeza, numa estreia. João Neves, o irrequieto médio encarnado, que se estreou a marcar com a camisola dos encarnados logo num grande palco. O médio, com 18 anos e oito meses, tornou-se, de resto, no 4.º mais jovem de sempre dos encarnados a marcar diante do rival leonino. Uma lista liderada por Espirito Santo (17 anos e 3 meses, em 1937), Chalana (17 anos e 11 meses, em 1977) e no ano seguinte, Crespo (18 anos e 4 meses). João Neves ultrapassou, assim, um tal de... João Félix, que em 2018 se estreou a marcar em dérbis com 18 anos e 9 meses.