Dinamarca-Inglaterra: repete-se a meia-final do último Euro
Hjulmand foi titular no empate da Dinamarca frente à Eslovénia. Foto IMAGO

ANTEVISÃO Dinamarca-Inglaterra: repete-se a meia-final do último Euro

INTERNACIONAL20.06.202408:00

Inglaterra pode garantir apuramento para a próxima fase em caso de vitória; Dinamarca elogia Bellingham mas sonha ganhar a competição

Inglaterra entrou a vencer no Euro, mas o 1-0 frente à Sérvia não foi suficiente para deixar os britânicos seguros de que a sua seleção tem condições  para chegar longe, já que a exibição foi pouco conseguida. Mas foi ainda pior o desempenho da Dinamarca, que empatou com a Eslovénia e complicou as contas.

Gareth Sothgate, selecionador do finalista vencido no último Campeonato da Europa, assume que há muito para melhorar e comentou as declarações de Kasper Schmeichel, que afirmou que os ingleses são hoje mais fortes do que na meia-final de 2021, quando afastaram os nórdicos.

«Temos de provar isso em campo. Sabemos que temos bons jogadores. Sabemos que podemos jogar melhor do que na primeira jornada. Mas é importante dizer que achei que os jogadores ingleses começaram de forma brilhante o jogo num momento de pressão e defenderam muito bem até ao final da partida», disse.

Mas Southgate sabe que pode não ser suficiente para ganhar se a exibição for semelhante à que fez frente à Sérvia: «Acho que os jogadores estarão melhores para este jogo. Estou satisfeito por termos conseguido a vitória na estreia, mas sabemos que temos de ser melhores frente a uma boa selecção como é a dinamarquesa.»

Ingleses foram pontuais com o golo (a crónica)

16 junho 2024, 21:56

Ingleses foram pontuais com o golo (a crónica)

Aos 13', aproveitanto passividade total da Sérvia, Bellingham, de cabeça, faturou; segunda parte de reação da seleção do leste, mas foi Kane quem criou a oportunidade mais flagrante

O selecionador inglês confirmou também que ainda não será desta que Luke Shaw estará recuperado e pronto para ir a jogo.

«Ele está no caminho certo e dentro do que pensámos para a recuperação. Precisa um pouco mais de trabalho e há dias em que tem de trabalhar mais que os outros.Luke é obviamente um excelente jogador. É por isso que tomamos a decisão de trazê-lo», justificou.

Se no jogo de estreia os dois jogadores dinamarqueses que jogam em Portugal — Hjulmand, do Sporting, e Bah, do Benfica — foram titulares no empate com a Eslovénia (1-1), neste segundo encontro podem ambos começar no banco e serem opções para mais tarde.

Kasper Hjulmand, treinador da Dinamarca, não confirmou as mexidas no onze, mas não teve grande receio em fazer rasgados elogios  a Jude Bellingham, para ele a grande figura de Inglaterra neste momento.

«Vamos defrontar uma grande equipa, com muitas opções. E com Jude Bellingham num excelente momento depois de fazer uma época fantástica. Ver um jogador da idade dele brilhar tanto pelo vencedor da Champions League é fantástico», afirmou Southgate.

Kasper Hjulmand falou depois na importância de pensar grande: «Para mim é determinante que a Dinamarca tenha como objetivo conquistar algo importante», ideia que desenvolveu: «Somos favoritos? Não. Será um fracasso se não ganharmos a Euro? Não. Mas temos de ter ambições e sonhos, porque isso define o padrão. Se não sonharmos, algo está errado e certamente que não conseguiremos lá chegar.»

A boa notícia para o selecionador dinamarquês é que ao contrário do jogo de estreia já poderá conar com Simon Kjaer. O jogador do Milan está recuperado, mas ainda deverá começar no banco.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Dinamarca (3x5x2)

Schmeichel; Andersen, Christensen, Vestergaard; Kristiansen, Nørgaard, Eriksen, Højbjerg, Mæhle; Højlund, Poulsen

Inglaterra (4x2x3x1)

Pickford; Walker, Stones, Guéhi, Trippier; Alexander-Arnold, Rice; Saka, Bellingham, Foden; Kane

O jogo será dirigido pelo português Artur Soares Dias.