O MISTER DE A BOLA Derrota amarga após superioridade inicial
Augusto Inácio analisa o Atalanta-Sporting
1 – Entrada personalizada
O Sporting está fora da Liga Europa. Esta quinta-feira fez um bom jogo, mas cometeu erros decisivos que fizeram com a Atalanta passasse à fase seguinte. O Sporting marca o golo que marcou, fica sem Pote na jogada, mas fica a vencer por 1-0 e o que é certo é que nos primeiros 20 minutos o Sporting entrou com grande personalidade em Bérgamo, ao ponto da Atalanta remeter-se ao seu meio-campo, e esperar pelo erro do Sporting para desenvolver o seu jogo. Mas depois de perder o Pote, faltou mais qualquer coisa na frente para dar mais qualidade e aí Edwards nunca apareceu no jogo. Trincão também não levou a equipa para a frente, mas mesmo assim o Sporting estava a ganhar ao intervalo.
2 – A reviravolta no marcador
Era essencial que nos primeiros 20 minutos da 2.ª parte, o Sporting não sofresse golos para a Atalanta arriscar mais e o Sporting desenvolver o seu jogo, já que a equipa dá-se muito bem com os espaços que o adversário dá nas costas. Mas a Atalanta, assim que se reinicia o jogo, empatou numa falha desastrosa da defesa do Sporting, primeiro com uma perda da bola de Trincão que podia ter dado outro andamento ao jogo. A Atalanta empatou, galvanizou-se e acabou por marcar um segundo golo, também com claras culpas para a defesa do Sporting e quando o Sporting queria voltar ao jogo teve dificuldades.
3 – Desperdício abundante
Com as entradas de Paulinho e de Geny Catamo, a equipa soltou-se mais, ficou perto do golo e teve três, quatro oportunidades flagrantes para empatar a partida. Edwards teve uma má noite, com a baliza escancarada rematou por cima, podia ter feito a igualdade, Paulinho também. O Sporting não teve mais forças com tanto desperdício e deixou-se perder, num jogo em que foi ineficaz na defesa, em que realmente facilitou e muito nos golos da Atalanta e depois não soube marcar nas três, quatro, oportunidades que teve para igualar a partida e sai da Liga Europa com um sabor amargo, porque claramente não merecia ter perdido.
4 – Desilusão pós-jogo
A Atalanta soube marcar nos momentos decisivos, mas o Sporting teve muito mais oportunidades, principalmente nos últimos 20 minutos, onde podia ter empatado e até ganho o jogo. O Sporting perde Pote durante algum tempo, mas é um jogador fundamental que vai fazer muita falta e claramente que o Sporting poderia e deveria ter continuado nesta prova até aos quartos de final, mas não foi isso que aconteceu.
5- Foco no resto da época
Agora o Sporting deve olhar para o campeonato e perceber onde é que se errou e notou-se que, após o jogo, Rúben Amorim estava desgastado, cansado e desiludido pelo que a equipa fez na 2.ª parte, principalmente nos primeiros 20 minutos em que o Sporting deitou tudo a perder. O Sporting sai da Liga Europa e agora tem de pensar no campeonato, que é o seu grande objetivo. Este resultado não pode abalar a confiança dos jogadores que vinham tendo, e que acho que vão continuara a ter, mas fica este amargo, que no conjunto das duas mãos o Sporting é eliminado pela Atalanta, mas que na 2.ª mão merecia claramente ter ganho.