Decisão da FA 'mata' esperanças europeias do Wrexham de Ryan Reynolds

INTERNACIONAL24.01.202519:55

Federação Inglesa proibiu os clubes galeses que competem em campeonatos ingleses de participar na Taça da Liga Galesa na próxima temporada.

Um duro golpe para as esperanças europeias do Wrexham, clube que pertence aos atores de Hollywood Ryan Reynold e Rob McElhenney, e dos restantes clubes galeses que disputam campeonatos ingleses.

Os planos para uma nova Taça da Liga Galesa, que incluía os emblemas do País de Gales que competem no sistema inglês, foram bloqueados pela Federação Inglesa (FA), de acordo com um comunicado divulgado pelo organismo.

A proposta da Associação de Futebol do País de Gales (FAW) previa a inclusão de quatro clubes da Liga Inglesa de Futebol (EFL) – Wrexham, Swansea, Cardiff e Newport County – juntamente com 12 equipas da primeira divisão do país, para disputarem a competição, com o vencedor a garantir o acesso direto à UEFA Conference League.

No entanto, a FA rejeitou o pedido, citando preocupações relacionadas com «a integridade da competição, congestionamento de jogos e bem-estar dos jogadores, além do impacto na posição das competições existentes».

«Foi observado que os clubes galeses podem optar por participar ou não do sistema inglês ou galês com base em sua própria avaliação dos méritos relativos da participação em cada sistema, mas se optarem por participar do sistema inglês, devem fazê-lo na mesma base que os clubes ingleses que participam desse sistema», acrescentou o organismo.

Atores Ryan Reynolds e Rob McElhenney, donos do Wrexham, à conversa
Atores Ryan Reynolds e Rob McElhenney

O Wrexham, que apoiava totalmente a ideia da nova Taça da Liga Galesa, condicionava o seu apoio à obtenção da bênção da FA, segundo fontes revelaram à ESPN. Esta decisão representa uma 'machadada' para os clubes galeses da EFL, que esperavam que a competição reformulada pudesse oferecer uma nova rota para as competições europeias.