De Paris sopram bons ventos para a Seleção de Portugal
Fotos Imago

De Paris sopram bons ventos para a Seleção de Portugal

INTERNACIONAL27.02.202409:00

Gonçalo Ramos já soma cinco golos em 2024, ele que marcara só um nos últimos três meses de 2023; e Nuno Mendes voltou a jogar, após exatos 300 dias a recuperar de grave lesão. Boas notícias, Roberto Martínez?

É de Paris, memorável cidade-luz onde, em 2016, Portugal conquistou o seu primeiro e único título europeu de seleções, que chegam boas notícias para Roberto Martínez, tendo em vista o Euro-2024, que decorrerá na Alemanha, entre 14 de junho e 14 de julho próximos.

Em suma, os bons ventos que sopram da capital de França dão conta de que Gonçalo Ramos está de volta aos golos, somando já cinco com a camisola do PSG em 2024 — ele que marcara somente um pelos parisienses nos últimos três meses de 2023 — e, talvez mais relevante, de que Nuno Mendes está de regresso aos relvados, após exatos 300 dias a recuperar da lesão no tendão da coxa direita, sofrida a 30 de abril do ano passado e da qual sofreu recaída em junho, que obrigou a intervenção cirúrgica nesse mesmo mês.

Novidades interessantes, agora que se aproximam os decisivos jogos de março, com Suécia, dia 21, e na Eslovénia, a 26, de preparação para a fase final do Europeu — decisivos, pelo menos no que respeita às contas para a lista final dos 23 eleitos de Martínez para o Alemanha-2024...

O nome de Gonçalo Ramos nunca terá deixado de estar nos planos para um dos três lugares de ponta de lança — prevendo-se que os outros dois sejam ocupados por Cristiano Ronaldo, do Al Nassr, e Diogo Jota, do Liverpool, caso recupere da mais recente lesão, que já o afastou da final da Taça da Liga, anteontem conquistada pelos reds. Até porque o atacante do PSG foi um dos que melhor média de golos tiveram na fase de qualificação (marcou três, à média de um a cada 92 minutos, só abaixo de CR7, com 10, um a cada 72’, e de Ricardo Horta, com 2, um a cada 43’). Porém, os últimos três meses de 2023, ao longo dos quais, pelo PSG, só por uma vez acertou na baliza, começavam a levantar alguma preocupação, que o início de 2024 ajudou a ultrapassar: Ramos leva já cinco golos este ano, três na Taça de França e dois na Ligue 1, o último anteontem, num penálti bem convertido aos 90+7’ e que evitou a derrota do líder perante o Rennes (1-1).

Já o regresso de Nuno Mendes à ação — entrou a 19’ do fim desse jogo — deverá significar o retorno à ideia inicial de Martínez no que respeita aos quatro laterais preferidos: Cancelo (Barcelona), Dalot (M. United), Guerreiro (Bayern) e Mendes (PSG), numa escolha que, a confirmar-se, deixará de fora Nelson Semedo, que somou 101 minutos na qualificação, divididos por três jogos.

Recorde-se que também o lateral do PSG e antigo jogador do Sporting esteve presente na primeira dupla jornada do apuramento, tendo jogado 90’ no segundo jogo (6-0, no Luxemburgo, a 26 de março).