David Carmo na pré-época se não for negociado
David Carmo (Foto Olympiakos)

David Carmo na pré-época se não for negociado

NACIONAL19.06.202409:00

Olympiakos tenta forçar negócio abaixo dos €18 milhões, mas até agora sem sucesso; dia 1 de julho arranca a época e se não houver novidades central estará no Olival; venda dos direitos económicos podem ajudar a desbloquear Mika Faye

Faltam menos de duas semanas para o arranque da pré-época no FC Porto versão 2024/25 e ainda nenhuma oferta dentro dos valores pretendidos pelos dragões – €18 milhões, no mínimo – convenceu a SAD a abrir mão de David Carmo. Neste momento todos os cenários estão em aberto e a única certeza é que o defesa-central que terminou a época em alta no Olympiakos, da Grécia, tem indicações para apresentar-se a 1 de julho no Olival se, entretanto, não for negociado.

Não será uma eventual venda dos direitos económicos de David Carmo a salvar as contas da SAD, por muito amortizado que o passe esteja a nível contabilístico. Depois de meia época de pesadelo nos dragões, que culminou, em dezembro, com o afastamento do central do plantel e despromoção à equipa B, a mudança para o Olympiakos, ainda por indicação do na altura treinador da equipa, Carlos Carvalhal, revelou-se bem sucedida.

Mesmo com a entrada para o comando do espanhol José Luis Mendilibar, David Carmo manteve-se solidamente entre as primeiras escolhas e colheu elogios da imprensa local e a admiração e carinho dos adeptos do emblema de Atenas. Neste período feliz na Grécia, tornou-se  internacional por Angola e atingiu o ponto alto a vencer a Liga Conferência, figurando no onze ideal da edição 2023/24 prova da UEFA, juntamente com Daniel Podence. A turma grega tenta desesperadamente o seu regresso, mas um novo empréstimo com tamanha valorização do ativo só será possível se incluir uma cláusula de compra obrigatória.

De Inglaterra surgiram sondagens do Leicester e Wolverhampton, o que pode animar o mercado mais para a frente. David Carmo tem contrato até junho de 2027 com o FC Porto. Em virtude das dificuldades físicas de Marcano teria, em teoria, uma oportunidade para se afirmar nos dragões. Contudo, o FC Porto virou agulhas para outro esquerdino, Mika Faye, do Barcelona, o preferido para fazer sombra a Otávio. Uma venda de Carmo ajudaria a desbloquear a contratação do jovem senegalês.