Dani Alves absolvido do crime de violação
Decisão do Tribunal de Justiça da Catalunha surge depois de o antigo jogador ter sido condenado a quatro anos e meio de prisão
O Tribunal de Justiça da Catalunha decidiu absolver Dani Alves do crime de agressão sexual a que tinha sido condenado, por alegada violação de uma jovem de 23 anos numa discoteca em Barcelona, a 30 de dezembro de 2022.
O antigo internacional brasileiro, que tinha sido sentenciado a quatro anos e meio de cadeia e que passou mais de um ano em prisão preventiva pelo delito, foi agora absolvido pela secção de recurso do tribunal superior.
A secção penal em causa, composta por três mulheres e um homem, considerou que o testemunho da alegada vítima não é suficiente para manter a condenação do arguido, pelo que prevalece o direito à presunção de inocência.
Embora numa fase inicial o Tribunal de Barcelona tenha dado como provado, com base nesse depoimento, que o antigo futebolista do Barcelona manteve relações sexuais sem consentimento da jovem, foi mencionado um «desajuste» no relato.
O facto de a primeira parte do relato não corresponder aos acontecimentos visíveis nas imagens captadas pelas câmaras de segurança acaba por desvirtuar o depoimento posterior do que a jovem revelou ter acontecido na casa de banho da discoteca, longe dos olhares das câmaras e de testemunhas.