«Crime de ódio»: clube avança com queixa à Procuradoria para defender Vinícius

Real Madrid «Crime de ódio»: clube avança com queixa à Procuradoria para defender Vinícius

INTERNACIONAL22.05.202313:30

O Real Madrid emitiu esta manhã um duro comunicado em que avalia os acontecimentos de domingo no Valência-Real Madrid, em que o jogador Vinícius Junior foi mais uma vez alvo de insultos racistas das bancadas, o que levou à interrupção do jogo. O brasileiro acabaria expulso em mais um momento tenso e o clube informa que vai recorrer à justiça.

«O Real Madrid manifesta o seu mais veemente repúdio e condena os acontecimentos ocorridos ontem contra o nosso jogador Vinícius Junior. Aqueles fatos constituem um ataque direto ao modelo de convivência (…) O Real Madrid considera que tais ataques também constituem um crime de ódio, razão pela qual apresentou a denúncia correspondente à Procuradoria-Geral do Estado, especificamente à Procuradoria contra crimes de ódio e discriminação, para que os fatos sejam investigados e apuradas as responsabilidades», considera-se.

«O artigo 124 da Constituição espanhola estabelece as funções do Ministério Público para promover a ação da justiça em defesa da legalidade e dos direitos dos cidadãos e do interesse público. Por este motivo, e dada a gravidade dos factos ocorridos, o Real Madrid recorreu à Procuradoria-Geral do Estado», diz-se ainda.

A justiça espanhola anunciou também a abertura de uma investigação pelo alegado crime de ódio. Nos últimos meses, Vinícius tem sido alvo de vários acontecimentos semelhantes, o que tem gerado uma onda de indignação e queixas a várias organizações do mundo do futebol. 

Notícia atualizada às 16h20

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer