Corações voltam a palpitar

Liga 3 Corações voltam a palpitar

NACIONAL07.08.202314:30

A Liga 3 está de volta. 20 clubes divididos por duas séries, todo um mundo de sonhos renovados e expectativas em alta. Sim, porque a mais jovem competição do calendário nacional, que vai para a terceira edição, deu claros sinais, nas duas temporadas anteriores, que o (teórico) favoritismo é apenas… no papel.


A partir das 20.15 horas de hoje, no Estádio Municipal da Póvoa de Varzim, voltam a palpitar os corações dos adeptos dos 20 clubes que vão fazer parte desta Liga 3. E nada melhor para este arranque do que um jogo entre dois clubes com legítimas aspirações em lutarem pela promoção: Varzim e SC Braga B.

Dois clubes históricos e que em teoria (lá está…) têm armas suficientes para chegarem ao fim da primeira fase nos quatro primeiros lugares da Série A, onde estão também inseridos Canelas, Anadia, Trofense, Sanjoanense, Lourosa, Felgueiras, Fafe e Vianense. Mas também a Série B, que comporta Pêro Pinheiro, Covilhã, Caldas, Atlético, Académica, 1.º Dezembro, Oliveira do Hospital, Alverca, Sporting B e Amora, promete ser extremamente competitiva.

A 1.ª fase será disputada a duas voltas. Os primeiros quatro classificados de cada uma das séries apuram-se para a fase de subida. Nessa altura, é formado um grupo de oito equipas (com jogos também a duas voltas) e os dois primeiros sobem automaticamente. O 3.º disputará um play-off com o 16.º classificado da Liga 2.

Relativamente à fase de permanência - para onde os clubes levam pontos de bonificação (de 6 a 1 mediante a classificação na 1.ª fase (do 5.º ao 10.º, respetivamente), será disputada por 12 clubes, divididos em duas séries de seis (com jogos também a duas voltas). Os dois últimos de cada série descem ao Campeonato de Portugal, os restantes garantem a manutenção.