«Conte é o mais apto para tornarmos a ser campeões»

Inter de Milão «Conte é o mais apto para tornarmos a ser campeões»

INTERNACIONAL31.03.202319:23

O empresário italiano Massimo Moratti, hoje com 77 anos e retirado da gestão do Inter de Milão – próximo adversário do Benfica, nos quartos de final da Liga dos Campeões -, clube ao qual presidiu durante duas décadas, de 1995 a 2014, considera que o compatriota Antonio Conte, demitido do Tottenham (Inglaterra) ao cabo de 16 meses no cargo, e que já conduziu os ‘nerazzurri’ ao ‘scudetto’ em 2020/21, é o mais habilitado para o clube voltar a ser campeão italiano.

«Um eventual regresso de Conte ao Inter? Não falei com [Giuseppe] Marotta, por isso de nada sei. Se o iria buscar? Para o Inter voltar a vencer o campeonato, Conte é o treinador mais apto», afirmou esta sexta-feira o histórico dirigente do clube milanês, responsável pela contratação de José Mourinho, em 2008, e que em 2010, com o português ao leme conseguiu o ‘triplete’, com ‘scudetto’, Taça de Itália… e Champions.

Numa época em que, à exceção da Champions, o Inter de Milão, orientado por Simone Inzaghi, aparece afastado já da corrida a quase todas as provas, a Champions – na qual afastou o FC Porto (1-0 e 0-0) nos oitavos de final – e irá agora defrontar o Benfica surge como… a última oportunidade e ‘tábua de salvação’ da temporada.

«Esta época ainda temos a possibilidade de ganhar a Champions. Não é simples, mas a hipótese existe», vaticinou Moratti, em entrevista ao CanaleInter69.

Moratti vendeu a sua participação (e da família) em 2014 ao indonésio Erick Thohir, mas o clube é agora controlado pela empresa chinesa Suning Holdings Group, liderada por Steven Zhang, a cuja gestão evitou ‘atirar a primeira pedra’.

«Nos dias de hoje, é muito difícil para uma simples família de Itália ou da Europa ser proprietária de um clube como o Milan, o Inter ou a Juve. Esta é a realidade. E Zhang já investiu tanto dinheiro no Inter, tendo ganho um ‘scudetto’ [2020/21, com Antonio Conte como técnico] e dado outras alegrias, que antes de o julgar todos devemos refletir», foi o discurso cauteloso de Massimo Moratti, que recebeu a liderança do Inter… das mãos de seu pai, Angelo.