Como João Mário está a aumentar a influência no Benfica
Foto: IMAGO

Como João Mário está a aumentar a influência no Benfica

NACIONAL06.09.202320:30

Médio ganha peso no balnéario e é determinante para Roger Schmidt. Saiba como está a reagir ao aumento da concorrência e o ponto de honra que mantém

A relação de João Mário com o Benfica já é algo especial.  O médio de 29 anos tornou-se não apenas num elemento muito importante na equipa, habitual titular, mas também com influência muito grande no balneário, sobretudo junto dos mais jovens ou daqueles que se juntam pela primeira vez ao grupo. E esta temporada há vários.

A personalidade agregadora de João Mário permite-lhe passar as mensagens corretas, do ponto de vista do clube, e essa é uma característica do jogador que treinador e estrutura do futebol têm sabido capitalizar. Não é por acaso, por exemplo, que ele é um dos jogadores que mais vezes durante a época passada foi chamado a conferências ou intervenções para os media.

João Mário está totalmente identificado com o que o clube pretende e comprometido com os seus objetivos desportivos. 

Esta sintonia cresceu no verão passado, quando Roger Schmidt foi contratado e Rui Costa, presidente das águias, deu início ao novo projeto desportivo. O médio poderia ter saído nessa altura, foi inclusivamente sugerido que ele não teria dinamismo suficiente no seu futebol para encaixar nas ideias que Schmidt tinha para a equipa, mas nada disso foi verdade. Schmidt viu nele competências diferenciadas e João Mário, como na altura relatámos, transformou em ponto de honra ficar e vencer no Benfica. E conseguiu, como provam os 23 golos e 13 assistências que fez nos 51 jogos em que participou na temporada passada, contribuindo de forma determinante para a conquista do 38.º campeonato das águias.

O papel do médio volta a ser importante agora, em 2023/2024, época em que o Benfica procura conquistar novamente o título e tenta consolidar posição também no futebol internacional, na Liga dos Campeões. Otamendi é o capitão da equipa, igualmente com influência tremenda na condução do balneário, mas o português, que é sub-capitão, assume também a liderança deste Benfica.

Logo na pré-temporada, pela forma como João Mário interagiu em jogo com a equipa, sendo uma extensão do treinador no relvado, ficou claro o seu peso na movimentação, nos momentos de gerir o jogo, de o acelerar ou de meter gelo. João Mário, em alguns dos jogos particulares realizados e a que os jornalistas puderam assistir mais de perto, junto ao relvado, simplesmente não se cala a jogar. O que agradará a Roger Schmidt, além das qualidades dele como jogador.

«O João Mário é um jogador completo, é um desportista perfeito que tem uma excelente atitude. Está sempre motivado, é muito profissional. Faz os jogadores à sua volta serem melhores. Ele não perde a bola, toma as decisões certas», já elogiou Schmidt, não deixando dúvidas sobre a sua opinião sobre o médio.

O João Mário é um jogador completo, está sempre motivado!»

Fora do relvado, João Mário parece ser também um elemento que de alguma forma une o grupo, fazendo ligação entre os mais experientes e os mais novos e com os que foram contratados neste verão. Nas redes sociais, são frequentes, por exemplo, as publicações que sugerem a cumplicidade de João Mário com alguns dos valores emergentes, como por exemplo João Neves, que joga também no meio-campo, chegou ao plantel somente na segunda metade da época passada, mas já é encarado como um dos jovens mais promissores da atualidade; despertando, inclusivamente, a atenção de clubes de outra dimensão, como é o caso do Manchester United.

E, sabe A BOLA, nem mesmo a concorrência, que esta época aumentou consideravelmente, com a chegada, por exemplo, de Di María, têm diminuído a forma como João Mário está envolvido no projeto. O médio foi titular na Supertaça, frente ao FC Porto (2-0), mas não voltou para jogo depois do intervalo e a seguir não saiu do banco na primeira jornada do campeonato, jogo, no Bessa, frente ao Boavista, que o Benfica perdeu por 2-3. Porém, o médio voltou ao onze para os três jogos seguintes e no último, frente ao Vitória de Guimarães (4-0) fez uma exibição já muito próxima e influente das da época passada.

João Mário está, pois, de corpo e alma na Luz, determinado a ser novamente importante. Tem contrato com as águias até 2026.