Como estaria a Liga se só valessem golos portugueses?
Tabela expõe a dependência que várias equipas têm de jogadores estrangeiros
Com apenas sete jornadas até ao fim do campeonato (oito no caso de Sporting e Famalicão), a Liga está perto de ser decidida - e o mais provável é que seja um jogador entrangeiro (ou vários) a fazê-lo. Isto porque os homens-golo desta competição vêm maioritariamente de outros países.
Na lista dos 10 melhores marcadores, só há dois portugueses - Rafa e Paulinho, ambos com 12 golos. Mais: menos de um terço de todos os golos marcados na competição foram da autoria de jogadores lusos (216 em 694).
Deste modo, recorrendo à plataforma Tranfermarkt, a classificação do campeonato contando apenas os golos nacionais é bastante diferente da classificação “real”.
Classificação com todos os golos:
Classificação só com golos lusos:
Desde logo, nota-se que Benfica e Sporting mantêm as suas posições na tabela e com a mesma diferença pontual, mas o FC Porto, já a realizar uma época aquém das expectativas, teria uma queda abrupta para o 6.º lugar. De facto, dos 50 golos dos dragões na liga, os lusos só marcaram nove deles – Francisco Conceição (quatro), João Mário (dois) e Pepe, Fábio Cardoso e Zé Pedro (todos com um).
Ainda assim, os portistas estão longe de ter o pior ataque português do campeonato, essa distinção pertence a Arouca, Portimonense e Casa Pia. Os gansos são mesmo a equipa que perderia mais posições neste cenário, baixando do 9.º lugar para o 17.º.
Por outro lado, Vitória de Guimarães, Rio Ave e Boavista seriam os maiores beneficiados.
Os vimaranenses estariam mesmo em 3.º, com o segundo melhor ataque deste exercício hipotético, com 28 golos. Por outras palavras, dois terços de todos os golos do Vitória no campeonato foram de portugueses, com Jota Silva (10 golos) à cabeça.
Já os vilacondenses ganhariam sete posições (14.º para 7.º), se bem que tal dever-se-ia sobretudo aos poucos golos portugueses que teriam sofrido, ao invés dos que já marcaram.
Por fim, as panteras estariam num admirável 5.º posto. Pouco mais de metade dos golos do Boavista no campeonato são de portugueses, isto apesar do melhor marcador da equipa, Robert Bozeník (10 golos), ser esloveno.