Brasil Clube brasileiro muda de nome em homenagem a equipa ucraniana
Um clube de futebol do Paraná adotou o nome, emblema e camisolas do FC Mariupol, equipa que deixou de existir com a invasão russa naquela cidade do leste da Ucrânia. A Associação Atlética Batel, equipa da terceira divisão brasileira, anunciou na segunda-feira que pretende proteger a herança da equipa ucraniana, «até que ela possa voltar para casa».
A equipa brasileira está sediada em Guarapuava, uma cidade da região de Prudentópolis, onde cerca de 75% dos 52 mil habitantes são descendentes de emigrantes ucranianos. «Esta é a maior comunidade ucraniana da América Latina e é ela que vai adotar o FC Mariupol até que a equipa volte a jogar na sua terra natal», acrescentou o clube, nas redes sociais.
O FC Mariupol extinguiu-se há quase um ano, depois das suas instalações e estádio terem sido atacados e danificados pelos bombardeamentos russos, em Mariupol. «O futebol era motivo de muita alegria lá e, certamente, no futuro o clube vai voltar a brilhar no lugar que merece», referiu o presidente do clube, Alex Lopes, ao Globo Esporte. «A nossa mensagem para o mundo é de paz e apoio à luta pela soberania ucraniana», concluiu.