Cláudio Ramos: renovação em marcha mas vai ter concorrência

FC Porto Cláudio Ramos: renovação em marcha mas vai ter concorrência

NACIONAL11.05.202314:37

O verão trará com ele propostas concretas para Diogo Costa, falando-se cada vez mais na aproximação do Man. United. Desde a primeira hora o clube inglês tem seguido com regularidade as atuações do número 99 do FC Porto, ainda que o Chelsea também o tenha debaixo de olho. Nesse sentido, à semelhança do que tem acontecido com outros jogadores cujos contratos se aproximam do fim, Cláudio Ramos vai ter a oportunidade de estender o seu contrato, que termina em 2024, juntando-lhe pelo menos mais três épocas para ficar equiparado a vários companheiros do plantel.


O exemplo mais recente foi Toni Martínez, que renovou até 2027, devendo Danny Namaso em breve assumir igual compromisso. Além do espanhol, Galeno, Pepê, Diogo Costa, Samuel Portugal, Meixedo, David Carmo, Zaidu, João Mário, Gonçalo Borges, André Franco, Eustaquio, Evanilson e Veron têm contrato até junho de 2027, o que representa uma aposta na estabilidade que nem todos os jogadores ainda abraçaram. Caso de Manafá, a pouco mais de um mês e meio de ficar livre, ou Uribe, já comprometido com o Al-Sadd, do Catar, e de Taremi, que tem ainda mais uma época de vínculo e aguarda por novidades no mercado de verão para definir se fica ou embarca noutra aventura.


Cláudio Ramos, de 31 anos, está na terceira temporada no FC Porto e com a saída de Marchesín para o Celta de Vigo teve uma utilização mais intensiva em 2022/2023. Soma 1200 minutos de utilização distribuídos por seis jogos da Taça da Liga, outros tantos da Taça de Portugal e um no campeonato, frente ao Portimonense. Sofreu cinco golos e somou 10 partidas sem ir ao fundo das redes buscar a bola. Estes 10 clean sheets sinalizam a determinação do guarda-redes em não dar descanso ao titular.


De todo o modo, avançando a renovação e confirmando-se a transferência de Diogo Costa, cuja cláusula ascende a €75 milhões, o FC Porto irá na mesma ao mercado por um guarda-redes. O quarto guardião da hierarquia, Meixedo, é um valor seguro, mas enfrentou uma lesão no menisco em novembro e só voltou a competir na equipa B em março. Um novo nome deverá então entrar, sendo que o FC Porto está salvaguardado com Cláudio Ramos: dá garantias de poder assumir a baliza do FC Porto por estar completamente identificado com o clube e com os métodos de treino e jogo de Sérgio Conceição. A titularidade, essa, dependerá do estatuto e talento de quem chegar…