Taça da Liga Cinco golos e drama no apuramento do Belenenses
Com um golo obtido aos 90+12', na cobrança de um penálti, o Belenenses celebrou o regresso às competições profissionais, vencendo o primodivisionário Famalicão por 3-2 e colocando os minhotos fora de prova.
Cerca de milhar e meio de espectadores, na sua maioria afetos ao Belenenses, seguiam com expectativa o regresso dos azuis do Restelo a uma competição profissional mais de cinco anos depois. E a expectativa passou a êxtase.
Aos 14 minutos, um corte da defesa do Famalicão para a entrada da sua área permitiu a Attard surgir para um remate indefensável que deu vantagem ao Belenenses...e acordou o Famalicão, que chamou a si o domínio.
O meio-campo minhoto ia 'absorvendo' o da equipa da casa e o empate surgiu com naturalidade, numa bola parada que envolveu lance de entendimento entre os dois centrais visitantes em zona adiantada. Justin ganhou ao segundo poste e serviu Riccieli que surgiu na área contrária a igualar o resultado aos 31. Pouco depois, aos 33', Afonso Rodrigues quase operou a reviravolta com um cabeceamento perigoso.
O encontro seguiu igualado para intervalo e no regresso dos balneários Clé obrigou Luiz Júnior a defesa apertada, mas instantes depois o guardião visitante contribuiu inadvertidamente para o 2-1. Chapi bateu livre pela direita e Chima antecipou-se, de cabeça, a toda a marcação contrária, para atirar...à figura de Luíz Júnior, que errou quando procurava agarrar a bola e permitiu que esta passasse por debaixo de si.
O Belenenses liderava o resultado pela segunda vez, mas também pela segunda vez o Famalicão reagiu da melhor forma e utilizou a bola parada para restabelecer e igualdade, mais concretamente um canto.Martin Aguirregarribia cruzou a partir da esquerda para a impulsão de Jhonder Cádiz, impondo um empate que perdurou até aos minutos finais, nos quais a equipa da casa exerceu uma pressão final.
Com o Famalicão em inferioridade numérica, mercê da expulsão de Gustavo Sá aos 90+1, o Belenenses forçou pelo triunfo...e obteve-o já aos 90+12 minutos, após mão na área famalicense.Chamado para a cobrança, Duarte Valente não tremeu e conquistou a terceira - e definitiva - situação de vantagem, qualificando os azuis do Restelo para a próxima fase, na qual visitará o Estoril, no sábado.