Chiellini: «Itália é sortuda por ter Spalletti»
Giorginio Chiellini (IMAGO)

Chiellini: «Itália é sortuda por ter Spalletti»

INTERNACIONAL13.06.202415:50

Vencedor do Euro-2020, o ex-jogador que recentemente pendurou as botas recordou a conquista desse torneio, abordou o falhanço na qualificação para o Mundial e mostra-se otimista para este Campeonato da Europa

Um processo que demorou três anos e que resultou numa das noites mais memoráveis da carreira de Giorginio Chiellini: a conquista do Euro 2020 (disputado em 2021 devido à pandemia do covid-19) com Itália, derrotando a Inglaterra na final. Em entrevista ao Calciomercato, o então capitão dessa equipa recordou a conquista.

Chiellini celebrando a conquista do Euro com Bonucci (IMAGO)

«É uma das melhores memórias que tenho, estar no Estádio de Wembley após a vitória. Tivemos alguma sorte nesse torneio, mas ninguém foi tão consistente como nós.», começou por dizer, atribuindo depois muitos dos créditos do triunfo ao selecionador daquela equipa, Roberto Mancini.

«Ele criou um grande grupo. Esse Europeu foi o culminar de uma viagem de três anos que se iniciou ao falharmos a qualificação para o Mundial 2018. Ele teve a coragem de acreditar em nós e de integrar novos jogadores na equipa», explicou o ex-jogador, que pendurou as botas no final de 2023, após um ano e meio ao serviço do Los Angeles FC.

Chiellini ainda recordou o jogo mais desafiante naquele torneio que se disputou pela Europa fora: «Conseguimos vencer a Espanha nas meias-finais, que foram mais fortes do que nós com bola, tiveram 70% de posse e o Dani Olmo esteve quase imparável. Mal tocámos na bola, mas no final vencemos. Não se ganha só com posse.»

No entanto, esta conquista teve um custo: não ir ao Mundial 2022. «Ainda estávamos bêbedos de felicidade com o Euro quando empatámos com a Bulgária no primeiro jogo de qualificação. Não conseguimos gerir a situação», explicou, antes de elogiar o atual selecionador Luciano Spalletti.

«Itália é sortuda por ter Spalletti. Mereceu muito este passo na carreira depois de ganhar a Serie A com o Nápoles e tem resolvido muitos problemas na equipa», concluiu. A Itália está no Grupo B do Euro 2024 com Espanha, Croácia e Albânia.

Portugal entre os favoritos

Tal como José Mourinho, Chiellini também coloca Portugal entre um lote de três seleções favoritas a levantar a Taça Henri Delaunay no dia 14 de julho, em Berlim: «[Os favoritos] são especialmente França e Inglaterra, mas também Portugal. Os outros partem atrás.»

«A Alemanha joga em casa e Espanha não está no mesmo auge de há 10 ou 15 anos, mas também são fortes», acrescentou.