Chéquia-Turquia: Só Portugal se livra da calculadora!
Lukas Provod a celebrar o golo marcado pela Chéquia frente a Portugal no Red Bull Arena Leipzig (Imago)

ANTEVISÃO Chéquia-Turquia: Só Portugal se livra da calculadora!

INTERNACIONAL26.06.202408:00

No grupo F, só o primeiro lugar está definido

Mais um dia de decisões no Euro 2024, mas sem Portugal, de forma algo surpreendente, a precisar de calculadora. À mesma hora que a Equipa das Quinas defronta a Geórgia, há um Chéquia-Turquia (20h) para ajudar a definir o segundo, terceiro e quarto lugares do grupo F.

Prevê-se um jogo bastante interessante em Hamburgo e com as emoções à flor da pele. A Turquia chega a esta última jornada em vantagem (com três pontos e em segundo lugar) apesar da derrota por 3-0 frente a Portugal, enquanto a Chéquia está na terceira posição com apenas um ponto, e empatou no último jogo frente à Geórgia, não querendo estar dependente de se apurar para os oitavos pela 'matemática' dos terceiros melhores classificados.

«A Turquia passará aos oitavos de final, como segunda classificada do grupo, se evitar uma derrota contra a Chéquia. A Turquia não poderá passar aos oitavos de final se perder e a Geórgia vencer Portugal. A Chéquia passará aos oitavos de final, como segundo classificado do grupo, se vencer a Turquia e a Geórgia não vencer Portugal. Se a Chéquia e a Geórgia vencerem, o segundo e o terceiro lugares serão divididos pela diferença geral de golos, pelos golos marcados, pelos pontos disciplinares e pela classificação nas eliminatórias europeias.

A Chéquia terminará em terceiro lugar se empatar e a Geórgia não vencer e não poderá passar aos oitavos de final se perder. A Geórgia passa aos oitavos de final, como segundo classificado do grupo, se vencer Portugal e a Chéquia vencer a Turquia, desde que a Geórgia fique à frente da Chéquia nos critérios acima descritos. A Geórgia não poderá passar aos oitavos de final se perder, ou se empatar e a Chéquia evitar a derrota», escreveu a UEFA sobre os possíveis cenários de apuramento para os oitavos de final.

Quanto ao futebol jogado, espera-se que o físico seja a principal arma das duas formações - basta olharmos para o histórico quando a Chéquia e a Turquia jogaram frente a Portugal. Os checos são uma equipa com uma maior capacidade de fechar as linhas para a baliza e a Turquia gosta muito de aproveitar os espaços nas transições.

Histórico de confrontos

Maior equilíbrio entre as duas formações é impossível: Em 11 confrontos, cinco vitórias para cada lado e um empate. A Chéquia tem vantagem nos golos marcados (21), apesar de no último jogo ter sido a Turquia a vencer, num particular em novembro de 2022.

Onzes prováveis

Chéquia: Jindrich StanekTomás Holes, Robin Hranác, Ladislav Krejci , Vladimir Coufal, Lukas ProvodTomás Soucek, David Jurásek, Václav CernyMojmir ChytilAdam Hlozek

«O David está a ganhar experiência, e vemo-lo connosco por muitos anos. Tem potencial para jogar nos melhores clubes da Europa. Está a ganhar confiança com todos os jogos e vai ser melhor no futuro», disse a A BOLA o selecionador checo, Hasek, sobre Jurásek, do Benfica. Schick está em dúvida para o duelo decisivo.

Turquia: Altay BayindirZeki Çelik, Samet AkaydinAbdulkerim BardakciFerdi KadiogluHakan Çalhanoglu, Kaan AyhanYunus AkgunYusuf YaziciKerem Akturkoglu e Baris Yilmaz.

O selecionador da Turquia, Vincenzo Montella, falou a A BOLA sobre Kokçu, que não deve estar apto para esta última jornada. «Ele é mais ofensivo do que defensivo. Acompanhei o Orkun no Benfica e também nos Países Baixos. Ele fez um jogo e meio, aqui no Europeu. Sofreu um toque contra Portugal e teve de sair»

O romeno István Kovács será o árbitro do encontro com pontapé de saída às 20h em Hamburgo.