12 janeiro 2024, 16:23
Sporting viaja para Chaves com Edwards, mas sem Varandas e Hugo Viana
Rúben Amorim leva os jovens Diogo Pinto e Afonso Moreira na comitiva
Leões defrontam o Chaves a partir das 18h
Trás-os-Montes pode valer, este sábado, a liderança do campeonato ao Sporting. Mais de 400 quilómetros para os leões defrontarem o Chaves com um único objetivo: os três pontos.
A equipa de Rúben Amorim beneficia de jogar antes dos rivais e de poder assegurar o primeiro lugar logo na fase inicial da 17.ª jornada. A deslocação é difícil, perigosa e cansativa, frente a uma equipa abaixo da linha de água.
São ainda tempos conturbados pelo mercado de janeiro, a indefinição em torno da disponibilidade de Edwards, mas atenuado pelo excelente momento de forma dos leões. Já lá vamos.
12 janeiro 2024, 16:23
Rúben Amorim leva os jovens Diogo Pinto e Afonso Moreira na comitiva
O Chaves recebe o Sporting a partir das 18h, com arbitragem de Luís Godinho, auxiliado por Rui Teixeira e Pedro Mota. O quarto árbitro será Halim Shirzad e no VAR estarão Bruno Esteves e Pedro Felisberto.
O histórico de confrontos entre os dois emblemas é favorável ao Sporting, mas mostra que o Chaves também sabe pregar sustos ao leão. Se olharmos para todos os 19 jogos disputados em Trás-os-Montes, o Sporting venceu por seis ocasiões e os flavienses cinco. Houve ainda oito empates.
Em jogos apenas a contar para o campeonato, os leões apenas levam mais uma vitória que o adversário (cinco contra quatro). São também duas equipas capazes de ferir ambas as balizas. O Chaves já marcou 36 golos enquanto o Sporting apontou 74.
Moreno pode aproveitar o jogo grande para voltar ao esquema de três centrais. O último lugar da tabela classificativa não é para brincadeiras e o ataque adversário, composto por jogadores como Gyokeres e Pedro Gonçalves, impõe respeito e cuidados redobrados.
Em sentido contrário, é um jogo motivador para este Chaves. Pior a equipa de Moreno não podia estar, ao não vencer desde dia 1 de dezembro. Receber um grande com a perspetiva de virar o momento de forma é, no mínimo, aliciante.
Equipa provável: Hugo Souza; Vasco Fernandes, Steven Vitória e Bruno Rodrigues; Carraça, Kelechi, Hélder Morim e Sandro Cruz; João Correira, Héctor Hernández e Rúben Ribeiro
Sistema tático: 3-4-3
Lesionados: Habib Sylla, Ygor Nogueira, Pedro Pinho e Rúben Lameiras
Castigados: -
Treinador: Moreno
«Acreditamos naquilo que estamos a fazer, e não queremos vitórias morais. Precisamos de pontos, e é assim que nos vamos apresentar amanhã»
12 janeiro 2024, 13:07
Treinador do Chaves deixa elogios à equipa de Rúben Amorim; considera que os leões «têm jogadores que podem resolver jogos sozinhos»; reforços Vasco Fernandes e Guzzo disponíveis; João Correia será titular
Figura: Héctor Hernández
Só podia ser o avançado espanhol, que é o melhor marcador da equipa. Héctor Hernández leva nove golos esta época, sendo que é o terceiro melhor marcador do campeonato, atrás de nomes como Gyokeres, o adversário direto de hoje. Um nome que apresenta perigo para Adán.
Um leão claramente moralizado, como já tem sido habitual esta temporada. 2024 começou logo com duas vitórias, frente a Estoril e Tondela, e a liderança incontestada do campeonato.
Motivo de preocupação é apenas o possível impacto do mercado de transferências, até porque há muitos jogadores do Sporting na montra e possíveis entradas à vista. Edwards, uma das principais figuras, não deverá jogar de início por estar a recuperar de síndrome gripal.
Equipa provável: Adán; Neto, Coates e Gonçalo Inácio; Esgaio, Hjulmand, Daniel Bragança e Nuno Santos; Trincão, Gyokeres e Pedro Gonçalves
Sistema tático: 3-4-3
Lesionados: Fresneda e St. Juste
Castigados: -
Treinador: Rúben Amorim
«Acho que eles vão cruzar muitas bolas e vão criar-nos problemas, isso foi um fator que trabalhámos»
12 janeiro 2024, 13:40
Treinador do Sporting fez a antevisão do jogo da 17.ª jornada, frente ao Chaves, agendado para amanhã, sábado, às 18 horas, que terá arbitragem de Luís Godinho (AF Évora)
Figura: Gyokeres
O testemunho passa-se de avançado para avançado. Para concorrer com Hernández, temos o goleador sueco, que voltou a bisar no mais recente jogo com o Tondela. Frente ao Estoril, mostrou que também consegue ser muito perigoso nas assistências. Tudo o que não seja a titularidade frente ao GD Chaves será uma surpresa.