Chaves-Rio Ave: em Trás-os-Montes mandou Jhonatan!
Costinha pressiona a progressão de Rúben Ribeiro (FOTO: LUSA)

Chaves-Rio Ave: em Trás-os-Montes mandou Jhonatan!

NACIONAL21.01.202420:25

Num espectáculo emocionante, ainda que nem sempre bem jogado, o Chaves viu o guarda-redes adversário tirar-lhe a vitória. Um penálti defendido por Jhonatan, uma recarga à queima-roupa de Steven Vitória, a tudo o 'keeper' respondeu com intervenções de enorme classe.

Jhonatan, guarda-redes do Rio Ave, foi o herói do Rio Ave em Chaves. Defendeu uma grande penalidade aos 90 minutos, batida por Héctor Hernández, e ainda deteve a recarga de Steven Vitória, com nova intervenção de classe do guarda-redes brasileiro. Na primeira parte, o guardião esteve igualmente em evidência entre os postes, travando as intenções dos flavienses, que saíram da partida naturalmente frustrados com o acerto de Jhonatan entre os postes. 

Num jogo nem sempre bem disputado, mas com picos de emoção, o Rio Ave continua sem ganhar fora, mas leva um empate saboroso para casa. O Chaves arrancou forte, ganhou cinco cantos  num curto espaço de tempo, mas foi pouco assertivo na finalização. Os vila-condenses também tiveram as suas oportunidades, Costinha, na 2.ª parte, perdeu uma ocasião incrível na cara de Hugo Sousa. O empate aceita-se, mas no somatório de oportunidades os flavienses foram superiores. 

Termina a partida!

O Chaves teve aos 90 minutos ocasião soberana para fazer o 1-0, mas Jhonatan foi enorme na baliza. Defendeu o primeiro remate do espanhol e na recarga de Steven Vitória o brasileiro voltou a brilhar com uma intervenção soberba.

90+1' - Seis minutos de tempo de compensação. 

90' - Incrível Jhonatan! Defende o penálti de Héctor e depois faz monumental voo a tirar o golo de Steven Vitória. Uma defesa inacreditável!!

88 ' - VAR confirma decisão do árbitro. 

87' Cartão amarelo para Nóbrega.

87' - Penálti para o Chaves! Lance polémico...

85' - Novo remate do Chaves, de Héctor, de primeira, agarra com calma o guarda-redes do Rio Ave.

81’ - Substituições no Rio Ave: saem Guga e Fábio Ronaldo e entram Tanlongo e Hélder Sá. 

80' - Substituição no Chaves: sai Sandro Cruz por Benny (80)

78- Remate de longe de Sanca. Fácil para Jhonatan. 

75' - Canto de Kelechi, Héctor ganha a bola nas alturas mas não lhe dá a força suficiente para assustar Jhonatan. 

72' - Duas substituições no Rio Ave: saem Leonardo Ruiz e Boateng e entram Aziz e Zé Manuel.

69' - Cartão amarelo a Vasco Fernandes. 

67' - Que perdida de Costinha! Cruzamento com medida de Fábio Ronaldo, mas a forma como o lateral atacou a bola com a cabeça fez desvanecer o lance. 

64' - Substituição no Rio Ave: sai João Graça e entra Joca. 

63' - Substituição no Chaves: sai Jô Batista e entra Sanca. 

62 - Golpe de cabeça de Jô Batista. Sai dócil a bola para as luvas de Jhonatan. 

55 - João Correia surge na área para cabecear, mas apenas consegue 'pentear' a bola.

47' - Livre direto de Guga, ainda longe do alvo, a bola sai ao lado do poste direito. 

46' - Começa a 2.ª parte do Chaves-Rio Ave, sem mudanças nos dois onzes.

Intervalo em Chaves

Jogo muito disputado, com o Chaves a criar as situações mais promissoras de golo.

45' - Árbitro concede dois minutos de compensação. 

43' - Cartão amarelo a Steven Vitória por carga sobre Fábio Ronaldo. 

41' - Jhonatan a salvar outra vez o Rio Ave. No chão, evita golo de Héctor Hernández, numa recarga do espanhol.

39' - Cartão amarelo a Boateng por atingir com o braço Vasco Fernandes.

29' - Cartão amarelo para João Graça. Entrou duro sobre Guzzo

24' - Cruzamento açucarado de Nóbrega para a área, Ruiz, sem marcação, cabeceia mal. Primeira situação de perigo do Rio Ave

16' - Muito perigo. Cruzamento de João Correia, a bola desvia num defesa do Rio Ave, valendo os reflexos de Jhonatan para evitar o golo. 

16 - Após mais de 10 minutos de pressão alta do Chaves, com cinco cantos ganhos, o Rio Ave liberta-se um pouco do espartilho.

5' - Mais Chaves nestes primeiros minutos. Os flavienses jogam numa estrutura de 3x4x3, igual à do Rio Ave. 

Começa a partida!

No Rio Ave, Luís Freire promove duas mudanças, uma delas forçada: Aderllan Santos, castigado, é rendido por Pantalon e no ataque entra Leonardo Ruiz na vez de Joca.

No Chaves há três alterações na equipa. Entrada de Júnior Puis na vez de Bruno Rodrigues, de Rafael Guzzo por Morim e no ataque dá-se o regresso de Jô Batista, que relega Sanca para o banco.

Hélder Sá, lateral-esquerdo, foi chamado pela primeira vez por Luís Freire, e está no banco. O jogador, proveniente do Radomiak Radom, da Polónia, era ativo do Vitória de Guimarães e foi negociado em definitivo para os vila-condenses.

Outra novidade na equipa de Moreno é a entrada no onze de Guzzo, reforço estreado com suplente utilizado frente ao Sporting.

Apresentado há cinco dias, o central Júnior Pius entra diretamente no onze do Chaves. Nas últimas épocas, o nigeriano representou os romenos do Botosani e os belgas do Royal Antuérpia e do Sint-Truiden.

Suplentes do Rio Ave: Magrão, Patrick Willam, Tanlongo, Vítor Gomes, Ventura, Joca, Hélder Sá, Zé Manuel e Aziz

Suplentes do Chaves: Rodrigo Moura, Igor Nogueira, Cafú Phete, Benny, João Pedro, Paulo Victor, Sanca, Carraça e Morim

Onze do Rio Ave: Jhonatan; Josué, Pantalon e Miguel Nóbrega; Costinha, João Graça, Amine, Guga e Fábio Ronaldo; Boateng e Leonardo Ruiz

Onze do Chaves: Hugo Souza; João Correia, Steven Vitória, Júnior Pius e Sandro Cruz; Kelechi, Vasco Fernandes e Rafael Guzzo; Jô Batista, Héctor Hernández e Rúben Ribeiro

Já há onzes iniciais!

Na presente edição da Liga, a formação de Luís Freire ainda procura o primeiro triunfo fora do seu estádio (cinco derrotas e três empates). Os pupilos de Moreno, por seu lado, venceram dois dos oito jogos disputados em casa, mas foram goleados pelo Sporting, por 0-3, no fecho da primeira volta em partida disputada no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira.

«A nossa obrigação é dar o máximo»

20 janeiro 2024, 13:01

«A nossa obrigação é dar o máximo»

Rio Ave visita Chaves à procura da primeira vitória fora de casa na Liga e Luís Freire acredita que com personalidade e consistência a sua equipa vai ter êxito

No Chaves, Habib Sylla e Pedro Pinho estão lesionados, enquanto Bruno Langa e Guima encontram-se ao serviço de Moçambique no Campeonato Africano das Nações. Do lado do Rio Ave, André Pereira está no boletim médico e Aderllan Santos castigado, em virtude da expulsão frente ao Benfica. Guga, desejado pelo Beijing Guoan, da China, foi convocado por Luís Freire até o negócio não estar concluído. 

Na 1.ª volta da Liga, o Rio Ave venceu o Chaves por 2-0, com golos de Leonardo Ruiz e Zé Manuel.

Fábio Melo, árbitro da AF Porto, dirige o encontro, auxiliado por André Dias e Sérgio Jesus. O 4.º árbitro é João Pinho e no VAR/AVAR estão Manuel Mota e Nélson Cunha, respetivamente.

Boa tarde. Chaves e Rio Ave medem forças no primeiro jogo da segunda volta da Liga. Siga as incidências connosco!