‘Caso Negreira’: dinheiro do Barça pagou mariscadas, presuntos e até… tostadeiras

Barcelona ‘Caso Negreira’: dinheiro do Barça pagou mariscadas, presuntos e até… tostadeiras

INTERNACIONAL22.03.202308:45

Continua a dar que falar o ‘caso Negreira’ em Espanha. O antigo vice-presidente do Comité Técnico dos Árbitros de Espanha, entre 2011 e 2018, terá recebido, durante 17 anos (2011-2018), mais de sete milhões de euros do Barcelona para influenciar arbitragens e, esta quarta-feira, o jornal El Mundo detalha, apresentando as respetivas faturas, o sem número de presentes que o antigo dirigente ofereceu aos árbitros como recompensa das arbitragens favoráveis ao Barça.

Através da empresa Dasnil, Negreira gastou milhares de euros em cartões amarelos e vermelhos personalizados ou moedas de sorteio. Mas estes foram os presentes mais ‘normais’, uma vez que as dezenas de faturas mostram a compra, por parte do antigo dirigente, de presuntos avaliados em mais de 10 mil euros, chapéus de sol, toalhas de praia, bilhetes para jogos de futebol, saca-rolhas, cobertores e até tostadeiras.

Também não faltam faturas de restauração em reputadas marisqueiras em Madrid e Barcelona, com alguns almoços e jantares a ultrapassarem os 2 mil euros.

À Autoridade Tributária Espanhola, Negreira explicou que estas compras eram «compromissos pessoais» e garante que, muitas vezes, as pessoas ressarciram-lhe o dinheiro das pretensas ofertas através de transferências bancárias.