Caso de corrupção: Barcelona com presença na Champions em risco

Espanha Caso de corrupção: Barcelona com presença na Champions em risco

INTERNACIONAL10.03.202319:29

O processo de corrupção, denominado ‘caso Negreira’, em que o Barcelona foi acusado poderá colocar em causa a participação do clube catalão na próxima edição da Liga dos Campeões, segundo revela a Imprensa espanhola. O artigo quatro do regulamento da competição é bastante claro e defende o espírito do jogo, em especial os valores que a UEFA quer transmitir de ser uma competição digna e limpa.

Os regulamentos não permitem a participação de alguma forma na alteração ilegal de jogos tanto a nível nacional como internacional, algo que abrange a denúncia apresentado pelo Ministério Público espanhol contra o Barça. Dias antes de surgir esta notícia, a UEFA já tinha pedido informações sobre a investigação.

Recorde-se que o Tribunal de Instrução número 1 de Barcelona já recebeu do Ministério Público o processo em que vários ex-dirigentes do Barça, e também o próprio clube, são acusados de corrupção e fraude desportiva no âmbito do chamado ‘caso Negreira’.

Em causa estão 7 milhões de euros que, entre 2016 e 2018, saíram dos cofres do clube e entraram nas contas da empresa DASNIL 95 SL, ligada a José María Negreira, antigo árbitro catalão (entre 1975 e 1992) e ex-vice-presidente do Comité Técnico de Arbitragem (entre 1994 e 2018).

Tags: