Casa Pia: Barreira experiente entre as melhores defesas da Liga
A equipa do Casa Pia em comunhão antes de um jogo pela Liga de futebol. Foto: Maciej Rogowski/Imago.
Foto: IMAGO

Casa Pia: Barreira experiente entre as melhores defesas da Liga

NACIONAL21.09.202318:20

A experiência do setor mais recuado do Casa Pia tem contribuído para o rendimento coletivo da equipa, que regista a segunda menos batida (igualada) da Liga

No Casa Pia, a idade é um posto. E, até ver, merecido, dado o rendimento de alto nível que se verifica no setor defensivo dos gansos, cujo somatório de idades resulta uns respeitáveis 137 anos que, no fim de contas, representa maturidade, mas também resultados.

A defesa dos gansos será, por certo, a mais experiente de toda a Liga, associando a veterania do guardião Ricardo Batista e do capitão Vasco Fernandes, ambos de 36 anos, Fernando Varela, pouco mais jovem (35 anos) e, por fim, Nermin Zolotic surge como um benjamim de 30 anos.

O rendimento atual do Casa Pia ilustra o sucesso desta barreira experiente que, com somente quatro golos sofridos em cinco jornadas, se fixa como a segunda defesa menos batida do campeonato, em igualdade com Sporting e FC Porto e com apenas mais um golo encaixado que a defesa de referência até agora, que reside no Famalicão, que conta apenas com três golos no seu pecúlio.

Filipe Martins aposta forte neste quarteto, que conhece profundamente os seus ensinamentos e filosofias desde há várias épocas. Ricardo Batista e Zolotic trabalham com o técnico pela quarta época consecutiva, Vasco Fernandes cumpre a terceira época ao seu serviço e Varela entrou esta temporada para o segundo ano integrado na estrutura casapiana, o que se reflete num processo bastante consolidado.

Em conjunto, o guardião e os três centrais formam um núcleo do qual o técnico raramente abdica – em 450 minutos, correspondentes a cinco jornadas, este quarteto apenas se desfez durante…dez minutos, quando Varela foi substituído aos 80 minutos da 1.ª jornada, em Faro. Assim, restará às restantes opções para o lugar, casos de João Nunes, Duplexe Tchamba (que recupera de problema muscular) e o jovem Isaac Monteiro, esperar por uma oportunidade que, salvo algum contratempo, não está prevista.

Segue-se a receção ao Vitória de Guimarães, este sábado, e os vimaranenses terão em atenção a consistência dos veteranos. Ricardo Batista manterá intacto o seu estatuto de indiscutível na baliza e será protegido por Fernando Varela, Vasco Fernandes e Nermin Zolotic, numa perspetiva de em equipa que ganha, não se mexe que o Casa Pia deverá manter pelo menos a curto prazo.