Campeão abre a Liga em sobreaviso frente a equipa ameaçadora
Sporting e Rio Ave voltam a encontrar-se am Alvalade (Foto: SÉRGIO MIGUEL SANTOS/ASF)

ANTEVISÃO Campeão abre a Liga em sobreaviso frente a equipa ameaçadora

NACIONAL09.08.202408:00

Sporting quer esquecer a Supertaça e voltar a criar uma fortaleza em Alvalade; Rio Ave reforçou-se com 12 jogadores e Luís Freire quer dar muito trabalho a Rúben Amorim, um técnico que este «gosta muito»

Aí está o primeiro de 306 jogos da Liga 2024/25! Ostentando as faixas de campeão, o Sporting receberá no Estádio José Alvalade o Rio Ave, dando início à defesa do título conquistado na última época e começando a lutar por algo que não alcança há 70 anos: o bicampeonato.  

Para dar um primeiro passo bem-sucedido rumo a esse objetivo, os leões têm de superar «os dias mais difíceis» que Rúben Amorim viveu ao comando da equipa, como o próprio admitiu em conferência de imprensa. A impactante derrota na Supertaça com o FC Porto ainda está presente, e a melhor forma de a ultrapassar será dar sequência às 17 vitórias que a equipa somou nos jogos em casa da Liga, na última temporada – e já se sabe que a casa sportinguista estará cheia.

Do outro lado estará outra equipa verde e branca, com esperanças renovadas depois de um verão em que foi muito ativa no mercado. Após uma 2.ª volta de época passada em que só perdeu uma vez, a ambição é, como disse Luís Freire em conferência de imprensa, «ficar na primeira metade da tabela».

Sporting

«Esta foi a semana mais difícil que tivemos», disse Rúben Amorim esta quinta-feira em conferência de imprensa. As feridas da Supertaça ainda são reais, um jogo no qual o técnico assumiu a responsabilidade pelo descalabro que foi desperdiçar uma vantagem de três golos.

Nesse desaire com o FC Porto, Kovacevic e Debast não tiveram a melhor estreia pelo Sporting, cometendo diferentes erros em golos dos dragões. No entanto, pelo que Amorim disse - «olhando para o meu historial, eu estar a tirar um jogador à primeira coisa que acontece não é normal» - essa dupla deverá ser titular frente ao Rio Ave.

A maior dúvida no onze equipa leonina será, porventura, na estrutura defensiva: irá Diomande entrar para o centro do trio de centrais, empurrando Debast para a direita do mesmo e Eduardo Quaresma para o banco, ou estes últimos voltarão a ser titulares, juntamente com Gonçalo Inácio? O costa-marfinense foi titular nessa posição ao longo da pré-época, mas na Supertaça só entrou no prolongamento e a equipa acabou por sofrer três golos.

Sporting: Diomande reclama lugar

8 agosto 2024, 09:30

Sporting: Diomande reclama lugar

Central costa-marfinense posiciona-se para poder voltar à titularidade após as dúvidas que ficaram da Supertaça. Pode desviar Debast para a direita no jogo com o Rio Ave

Matheus Reis também já é opção, depois de cumprir castigo na Supertaça, e caso regresse à equipa na ala esquerda, Geny poderia deslocar-se para a direita e Geovany Quenda ficaria no banco. Mas independentemente de quem jogue, Amorim quer «implementar» o seu estilo de jogo, algo que será importante para o Sporting ter uma entrada assertiva em campo e, por conseguinte, no campeonato.

Sistema tático: 3x4x3.

Equipa provável: Kovacevic; Debast, Diomande, Gonçalo Inácio; Geny Catamo, Hjulmand, Morita, Matheus Reis; Trincão, Gyokeres, Pedro Gonçalves.

Rio Ave

O Rio Ave não vem de uma pré-época animadora, somando derrotas com Moreirense (1-2), Gil Vicente (1-2), Santa Clara (1-2) e Swansea (0-3), um empate com o Nacional (1-1) e uma vitória frente ao Arouca (3-2). Claro que só esta sexta-feira é que os jogos são a valer e estes resultados serão normais para uma equipa repleta de reforços, que ainda estarão a assimilar as ideias do treinador.

Ao todo, são 12 as caras novas nos vilacondenses e 16 aquelas que deixaram a equipa, o que cria um grau de imprevisibilidade à forma como a mesma se apresentará em Alvalade, tal como Amorim também comentou na conferência de imprensa.

Luís Freire terá muitas soluções ao seu dispor para lutar pela vitória em Alvalade. Aliados à defesa com o guardião Jhonatan e os centrais Aderllan Santos, Miguel Nóbrega e Pantalon, homens como Tiago Morais e Kiko Bondoso podem dar dores de cabeça à defesa adversária, assim como o avançado Clayton, ex-Casa Pia e emprestado pelo Vasco da Gama, que é um homem-golo que até já marcou em Alvalade, pelos gansos.

Sistema tático: 3x4x3.

Equipa provável: Jhonatan; Miguel Nóbrega, Renato Pantalon, Aderllan Santos; Vrousai, Ole Pohlmann, Amine Oudrhiri, João Novais; Tiago Morais, Clayton e Kiko Bondoso.

Histórico de confrontos

O Rio Ave tem sido um adversário complicado para o Sporting no passado recente. Desde logo, empatou a três em Vila do Conde na época passada, quebrando na altura uma série de oito vitórias seguidas para o Sporting no campeonato. De resto, nos últimos 10 confrontos entre estas equipas, o Sporting só venceu cinco. Os nortenhos quererão ainda repetir os feitos de 2012 e de 2019 - as únicas vezes em que venceram no reduto leonino.

Ao todo, para todas as competições, estas equipas já se enfrentaram 68 vezes, registando-se 42 vitórias sportinguistas, nove rioavistas e ainda 17 empates.