Sporting: Diomande reclama lugar
Diomande (direita) jogou no prolongamento da Supertaça. IMAGO

Sporting: Diomande reclama lugar

NACIONAL08.08.202409:30

Central costa-marfinense posiciona-se para poder voltar à titularidade após as dúvidas que ficaram da Supertaça. Pode desviar Debast para a direita no jogo com o Rio Ave

Diomande reclama lugar no onze e pode surgir na equipa inicial esta sexta-feira, na receção ao Rio Ave, jogo inaugural da Liga versão 2024/2025. A dúvida vai permanecer até bem pouco tempo antes do encontra e aguça o apetite para se perceber se a possível entrada do central vai desviar Debast para o lugar mais à direita na defesa — Diomande entraria pata o centro, Gonçalo Inácio ficaria na esquerda, Quaresma seria o sacrificado.

As indicações dadas na pré-temporada apontavam para que o internacional costa-marfinense fosse o escolhido pelo técnico para ser o novo patrão do eixo. O camisola 26, que foi opção em testes de pré-temporada — Estoril (0-0), St. Gilloise (2-2) e Sevilha (2-1) —, estava na linha da frente para ser o dono do lugar no eixo defensivo, assegurando, dessa forma, a passagem de testemunho do capitão Sebastián Coates. Expulso com os espanhóis, não pôde jogar no Troféu Cinco Violinos (3-0 ao Athletic Bilbao) e, surpresa das surpresas, começou no banco de suplentes na Supertaça — entrou aos 91’ para jogar o prolongamento de um jogo que o FC Porto ganhou por 4-3.

O facto de os leões permitirem reviravolta depois de estarem a vencer por 3-0 e as falhas defensivas, sobretudo do guarda-redes Vladan Kovacevic e do central Zeno Debast, levaram a debate no seio da família leonina, inclusivamente sobre a deriva para um sistema híbrido, com uma linha defensiva que passa de três para quatro. E uma das grandes questões é mesmo a possibilidade de Diomande assumir o papel de patrão. A bola ouviu dois antigos centrais sobre essa hipótese.

TONEL – «Amorim não vai deixar cair Debast»

Tonel jogou no Sporting de 2005 a 2010

— O Como viu o desempenho da defesa do Sporting na Supertaça com o FC Porto?

— O desempenho foi negativo, mas não foi só a defesa ou o guarda-redes que sofreram quatro golos na Supertaça... foi o coletivo, foi o todo. Claro que houve erros individuais, mas  fazem parte do jogo!

— As críticas a Zeno Debast por alguns erros em lances que deram golo foram justas? 

Debast não esteve bem. Errou tecnicamente na abordagem à bola no primeiro golo sofrido, teve um erro na saída de bola que deu a primeira oportunidade de golo do jogo ao FC Porto, além de outros erros posicionais não comprometedores. Normal e aceitável algumas críticas ao seu rendimento no jogo.  

Ousmane Diomande deve entrar na defesa? Para que lugar poderia entrar? 

— Se o Sporting defender na mesma estrutura tácita que defendeu na Supertaça (4x4x2), Diomande a entrar seria para o lugar de Debast. Mas penso que não irá entrar. Rúben Amorim não me parece que vá já deixar cair Debast. Se fizer uma boa semana de treinos e mostrar que a exibição negativa não afetou a sua confiança, acredito que volte a ser titular com o Rio Ave!

DANIEL CARIÇO – «Características para jogar como central do meio»

Daniel Carriço é produto da formação do Sporting

— Como viu o desempenho da defesa do Sporting na Supertaça com o FC Porto?

— Todo o processo defensivo não resultou. Foi um jogo em que se devia estar forte e coeso a defender mas houve bastantes erros individuais que levaram a quatro golos sofridos e à derrota numa final. Nestes jogos é importante a equipa mostrar maturidade mas não foi o caso...

— As críticas a Zeno Debast por alguns erros em lances que deram golo foram justas? 

— As críticas a Debast acabam por ser normais, faz parte. Quando jogamos numa equipa grande estamos expostos e sujeitos a isso. Debast acabou de chegar, tem de se perceber o contexto. É jogador jovem, de seleção e com muito potencial. Acabou de chegar,tem de adaptar-se à equipa, novas dinâmicas, novas rotinas.

Ousmane Diomande deve entrar no trio? Para que lugar poderia entrar? 

— Faz todo o sentido voltar ao trio de defesas. Neste momento o Sporting tem outro sistema que pode utilizar, mais uma linha de quatro, mas usando um sistema de três centrais, o Diomande é aquele que tem características mais específicas  para desempenhar a função de central do meio.