Buffon revela que esteve perto do Barcelona
Lendário guarda-redes italiano revelou que esteve muito perto de assinar pelo clube catalão antes de se juntar à Juventus
Em entrevista ao jornal La Repubblica, Gianluigi Buffon revelou que esteve muito perto de se juntar ao Barcelona e pela Roma, antes de assinar pela Juventus, em 2001. O negócio estava tão avançado que o guardião italiano disse que só falhou por «uma questão de pormenores».
«Em 2001, quando estava no Parma, estive prestes a assinar pela Roma. Era uma questão de pormenores. Depois, estive perto de ir para o Barcelona. Mas acabei por ir para a Juventus», afirmou Buffon.
Esta não foi a única revelação de Buffon na entrevista. Questionado se, caso tivesse oportunidade de repetir algum jogo para o resultado ser diferente, qual escolheria, o guardião italiano deu uma resposta surpreendente: «Eu jogaria novamente o Espanha-Itália, na final do Euro 2012. Não merecíamos aquele resultado [Itália perdeu por 4-0]. Nunca procuro desculpas, mas jogámos um jogo em condições psicológicas e físicas impossíveis, estávamos exaustos».
«Se nos tivessem dado mais um dia de descanso, poderíamos ter feito um jogo diferente, mas desta forma não conseguimos fazer nada contra uma Espanha que já era forte e que fomos os únicos a travar na fase de grupos», acrescentou Buffon.
Aposentado do futebol desde 2023, ano em que pendurou as luvas enquanto jogador do clube que o revelou para o mundo, o Parma, Buffon também falou como tem sido a sua reforma: «Estou a aceitar bem, foi como eu imaginava. Os vazios que inevitavelmente se encontram quando se deixa de ter uma vida programada durante trinta anos têm de ser preenchidos da forma mais proveitosa possível. E acho que estou a fazer isso muito bem».