Bola de Ouro: a margem mínima que separou Vini de Rodri

A France Football revelou novos detalhes sobre as votações do prémio, ganho pelo médio do Manchester City

A nomeação de Rodri como melhor jogador do mundo causou alguma polémica, muito graças ao facto de Vinícius Júnior ter ficado em 2.º lugar na votação, após ser considerado o favorito de muitos a levantar a Bola de Ouro. E esta sexta-feira, novos dados mostram que o brasileiro esteve a um pequeno passo de o fazer.

A France Football, revista que atribui o prémio, mostrou que Rodri reuniu 1170 pontos e que Vini teve 1129. Ou seja, apenas 41 pontos separaram os dois jogadores e o médio espanhol teve uma das menores margens de vitória dos últimos anos – em 2019 e em 2021, Messi ganhou, respetivamente, com vantagens de sete pontos para Van Dijk e de 33 pontos para Lewandowski.

Em 2024, os dez futebolistas escolhidos por cada um dos jornalistas que fizeram parte da votação receberam 15, 12, 10, 8, 7, 5, 4, 3, 2 e 1 ponto, respetivamente.

Curiosidades da Bola de Ouro 2024

Através de um artigo no L’Équipe, a France Football mostrou também que cerca de sete jogadores receberam, pelo menos, uma nomeação para melhor do mundo; foram eles (para além de Rodri e de Vinícius) Jude Bellingham, Dani Carvajal, Toni Kroos, Kylian Mbappé, Erling Haaland, Lautaro Martínez e Ademola Lookman.

Por outro lado, cinco jornalistas nem sequer contemplaram Rodri nas suas listas, enquanto Vinícius ficou de fora de três. E por fim, nenhum jurado acertou sequer na ordem dos cinco futebolistas que, no final, ficaram no topo da lista.