«Bernardo, Vitinha, Bruno; não sei se há alguma Seleção com tantos jogadores nas melhores equipas da Europa como Portugal»
Bernardo Silva, Manchester City, IMAGO
Foto: IMAGO

«Bernardo, Vitinha, Bruno; não sei se há alguma Seleção com tantos jogadores nas melhores equipas da Europa como Portugal»

INTERNACIONAL29.09.202312:39

José Peseiro analisa os jogadores da Seleção Nacional espalhados pela Europa, diz que Portugal pode vencer o próximo Euro e fala do contributo que Ronaldo ainda pode dar

Atual selecionador da Nigéria, José Peseiro analisou, em entrevista ao jornal espanhol AS, a formação portuguesa e o sucesso que tem tido com Roberto Martínez – deixando uma palavra a Fernando Santos 

«Martínez chega depois de muitos anos em que o Fernando (Santos) ganhou o Europeu e a Liga das Nações. Poucos portugueses imaginariam isso. Fez um trabalho fantástico de perseverança, estabilidade, organização... Portugal tem uma Federação muito forte, uma das melhores do mundo, com os jogadores a jogar nos melhores clubes do mundo. A Portugal não falta nada, nada. Estamos melhores do que quando ganhámos o Euro em 2016. Agora temos talento, muito talento e todos os anos o talento sai de Portugal. Não é fácil mostrar um futebol ofensivo, equilibrado, bonito e temos que dar tempo ao Roberto para organizar a equipa. Não se trata apenas de ter talento, mas de combinar características. Agora está a experimentar, avaliar», considerou, para depois avaliar alguns nomes individualmente que estão em boa forma:

«O Bernando [Silva] joga no Manchester City e poderia ter ido para o Barça como dizem. Vitinha e Danilo estão no PSG, Bruno Fernandes no United. O que mais queremos? O Palhinha podia ter ido para o Bayern… Não sei se há alguma Seleção Nacional com tantos jogadores nas melhores equipas da Europa como Portugal. António Silva e Gonçalo Inácio lutam como os melhores defesas-centrais da Europa e são dois meninos que em breve estarão em grandes equipas da Europa. Diogo Costa, guarda-redes do FC Porto, que é seguramente o melhor do mundo. Com esse potencial podem ganhar o próximo Europeu», avaliou.

A situação de Cristiano Ronaldo, que na altura do próximo Europeu terá 39 anos, não merece dúvida: «Ele marca golos. O Cristiano continua a ser o melhor na sua posição. Tem uma equipa com muita qualidade que o vai ajudar a fazer golos, que é o que ele faz de melhor.»