«Bernardo, Vitinha, Bruno; não sei se há alguma Seleção com tantos jogadores nas melhores equipas da Europa como Portugal»
José Peseiro analisa os jogadores da Seleção Nacional espalhados pela Europa, diz que Portugal pode vencer o próximo Euro e fala do contributo que Ronaldo ainda pode dar
Atual selecionador da Nigéria, José Peseiro analisou, em entrevista ao jornal espanhol AS, a formação portuguesa e o sucesso que tem tido com Roberto Martínez – deixando uma palavra a Fernando Santos
«Martínez chega depois de muitos anos em que o Fernando (Santos) ganhou o Europeu e a Liga das Nações. Poucos portugueses imaginariam isso. Fez um trabalho fantástico de perseverança, estabilidade, organização... Portugal tem uma Federação muito forte, uma das melhores do mundo, com os jogadores a jogar nos melhores clubes do mundo. A Portugal não falta nada, nada. Estamos melhores do que quando ganhámos o Euro em 2016. Agora temos talento, muito talento e todos os anos o talento sai de Portugal. Não é fácil mostrar um futebol ofensivo, equilibrado, bonito e temos que dar tempo ao Roberto para organizar a equipa. Não se trata apenas de ter talento, mas de combinar características. Agora está a experimentar, avaliar», considerou, para depois avaliar alguns nomes individualmente que estão em boa forma:
«O Bernando [Silva] joga no Manchester City e poderia ter ido para o Barça como dizem. Vitinha e Danilo estão no PSG, Bruno Fernandes no United. O que mais queremos? O Palhinha podia ter ido para o Bayern… Não sei se há alguma Seleção Nacional com tantos jogadores nas melhores equipas da Europa como Portugal. António Silva e Gonçalo Inácio lutam como os melhores defesas-centrais da Europa e são dois meninos que em breve estarão em grandes equipas da Europa. Diogo Costa, guarda-redes do FC Porto, que é seguramente o melhor do mundo. Com esse potencial podem ganhar o próximo Europeu», avaliou.
A situação de Cristiano Ronaldo, que na altura do próximo Europeu terá 39 anos, não merece dúvida: «Ele marca golos. O Cristiano continua a ser o melhor na sua posição. Tem uma equipa com muita qualidade que o vai ajudar a fazer golos, que é o que ele faz de melhor.»