Rudi Garcia arrasa presidente do Nápoles: «Não percebe nada de futebol»
Técnico francês substituiu o campeão Luciano Spalletti, mas os resultados e a relação com De Laurentiis terminaram a sua passagem
A passagem de Rudi Garcia pelo Nápoles foi tudo menos feliz. As expectativas eram altas, depois de Luciano Spalletti ter sido campeão com os napolitanos, e o francês não conseguiu manter o nível: saiu à 12.ª jornada do campeonato, em quarto lugar e a 10 pontos do líder Inter. Agora, em entrevista ao canal de YouTube Carrè, Garcia falou sobre a sua relação com o presidente Aurelio de Laurentiis, que, diz, «não percebe nada de futebol».
«Sabia que estava a corre um risco, com uma equipa que tinha acabado de ser campeão, mas é o Nápoles e a Serie A. Queria um defesa como Aguerd e um médio poderoso, não podíamos simplesmente tentar repetir o mesmo do ano passado. Em vez disso, contratámos jovens promissores. Este ano, vi que investiram em jogadores como Buongiorno e McTominay», começou por dizer o francês.
De Laurentiis afirmou que tinha mantido Rudi Garcia «demasiado tempo», palavras que não ficaram sem resposta do técnico. «Chocante teria sido se ele me tivesse mantido, talvez se tivessem qualificado para a Liga dos Campeões em vez de ficarem em décimo. Talvez tenha dito essas coisas porque entendeu que foi um pouco idiota e fez erros estratégicos. Mostrou ser uma pessoa que se envolvia nos assuntos em que não devia. Tenho 60 anos. Não posso deixar um presidente dizer-me como é que coloco a equipa em campo. Percebe muito de cinema, mas não muito de futebol», atacou Garcia.
Diz o treinador que a situação no plantel era de tremenda infelicidade e que o presidente não ajudou a tranquilizar. «Encontrei-me numa situação em que o staff e metade dos jogadores queriam sair. De Laurentiis começou a meter-se em tudo, do sistema tático às minhas escolhas. Disse-lhe 'desculpa, mas aos 60 anos ninguém me vai dizer o onze'. Queria que eu tirasse jogadores ao intervalo. O presidente estava mais focado na ideia de ganhar a Liga dos Campeões do que de trazer paz ao clube. Dois jogadores precisavam de renovar contrato, Victor Osimhen e Zielinski. Um renovou muito tarde e o outro não chegou a fazê-lo», afirmou, referindo-se ao polaco, que assinou a custo zero pelo Inter, e ao nigeriano, que está emprestado ao Galatasaray.