Indonésia Bernardo Tavares é campeão e quebra jejum de 23 anos no PSM Makassar
O PSM Makassar, treinado pelo português Bernardo Tavares, é o novo campeão da Indonésia, após ter vencido na sexta-feira, fora, o Madura, por 3-1, na antepenúltima jornada da liga 2022/2023. É o sétimo título do clube mais antigo do país - foi fundado em novembro de 1915, tem 107 anos -, segundo da era profissional e primeiro em 23 anos (o anterior era de 1999/2000).
«Foi um título muito difícil, impensável. Fizemos juntos um verdadeiro milagre, com uma equipa que no ano passado quase descia de divisão e de onde saíram os melhores jogadores», disse Bernardo Tavares a A BOLA.
«Fomos o último clube a fechar o plantel. Comecei a trabalhar em maio, em junho estávamos a jogar taças e a fazer a equipa ao mesmo tempo. Muito pouco tempo para trabalhar, para interiorizar ideias, ver as características dos jogadores. Não conseguimos contratar nenhum jogador da primeira liga, só de camadas jovens e da segunda liga. O que é certo é que foi uma época fantástica!», prosseguiu.
Ontem, sexta-feira, o PSM Makassar já vencia por dois golos aos 10’, após bis de Pluim, e chegou ao 3-0 aos 48’, num magnífico chapéu de Nambu, antes de Jajá reduzir. A equipa do técnico português somou a 21.ª vitória em 32 jogos; tem ainda 9 empates e apenas 2 derrotas. Aumentou para 13 pontos a vantagem para o 2.º classificado, o Persib.
«Só quem está por dentro é que sabe o feito que nós fizemos, porque a Indonésia são só 280 milhões de pessoas, é um mundo à parte. Infelizmente esta época fica manchada pela tragédia de dia 1 de outubro, que todos lamentamos [morreram 135 pessoas no Estádio Kanjuruhan, do Arema, quase todas esmagadas a tentarem escapar de gás lacrimogéneo]. Devido a isso muitos jogos ficaram à porta fechada, como foi o de hoje [ontem], por questões de segurança. Jogámos fora contra um adversário que nos tinha derrotado na primeira volta e onde o PSM Makassar nunca tinha conseguido ganhar, o melhor resultado tinha sido um empate há uns anos. Foi um pouco frustrante não podermos festejar com os nossos adeptos», reconheceu Bernardo Tavares, de 46 anos, que já orientou equipas de Omã, Tanzânia, Maldivas, Macau, Índia e Finlândia.
O PSM Makassar chegou ainda à final da Taça do Sudeste Asiático, perdendo na final para o Kuala Lumpur, da Malásia.