Benzema explica troca do Real Madrid pela Arábia Saudita: «Aqui estou em paz»
Avançado francês aponta questões culturais e necessidade de novos desafios
A saída de Karim Benzema do Real Madrid para o campeonato da Arábia Saudita foi das mais surpreendentes do mercado, até porque o francês ainda tinha mais um ano de contrato, mas de acordo com as suas mais recentes declarações, a mudança para o Al-Ittihad, sedeado na cidade de Jeddah, não tem assim tanto de surpreendente e fica plenamente justificada pelo lado mais pessoal do jogador.
«Sempre quis vir à Arábia Saudita mesmo antes do futebol. Como muçulmano, quando estás perto de Meca sentes-te em paz, puro. É um lugar excecional, desejo que todos os muçulmanos possam ir um dia. Aqui estou em paz», diz em entrevista à Liga saudita. Jeddah e Meca estão separadas por cerca de uma hora de carro.
Benzema diz ter sentido também o desafio de mudar de ares e de entrar numa Liga em desenvolvimento, depois de tantos anos em Espanha. «Quando o projeto de futebol começou parecia enorme em todos os aspetos. Tive vontade de fazer parte desta história, participar e ajudar a que o futebol avance no país», diz.
Contextualizando de novo que se trata de uma entrevista Com tudo o que já tinha feito e conseguido em Madrid, foi o momento ideal. «Orgulho-me muito de tudo o que alcancei e ganhei com o Real, mas penso que foi um bom momento para mudar e tentar novos desafios. Aqui há muita paixão e estou feliz com o nível de jogo. Aliás, estou surpreendido com o nível aqui, porque na Europa não víamos jogos desta Liga. Agora sim, há mais gente a ver por haver tantos bons jogadores aqui.»
O avançado francês diz que se sente muito confortável no país e que se adaptou facilmente à cultura local: «Receberam-me de braços abertos, senti-me acolhido de imediato, estou muito feliz e tento corresponder no terreno.»
No Al-Ittihad, Benzema conta com seis golos e três assistências em 11 jogos. A equipa, campeã em título, é atualmente 4.ª classificada, com 19 pontos, a 4 do Al Hilal de Jorge Jesus.