29 dezembro 2023, 08:00
Benfica-Famalicão: provar que 2023 foi mesmo um ano bom
Benfica despede-se do ano em que foi campeão com possibilidade de liderar a prova pelo menos por um dia; Famalicão na pior série da época
Arthur Cabral inaugurou o marcador e a sua conta pessoal no campeonato
O Benfica venceu o Famalicão por 3-0 na 15.ª jornada da Liga Portugal, e vai passar a noite no topo da tabela classificativa.
Os primeiros trinta minutos foram muito divididos, com os esquemas táticos das duas equipas a encaixarem-se muito bem, sem darem grandes espaços para o adversário explorar. Benfica e Famalicão raramente conseguiram criar oportunidades de golo, sendo que nenhuma delas teve verdadeiro perigo. As águias ainda se queixaram de um possível penálti aos 14 minutos, por mão na bola de Nathan, mas o árbitro nada assinalou.
Aos 31 minutos surge o primeiro momento assinalável no jogo: Arthur Cabral, assistido por Rafa, estreou-se a marcar no campeonato e pôs o Benfica na frente do marcador. Até ao intervalo, o encontro voltou ao mesmo registo, com ambas as formações a tentar levar a bola para a frente, mas sem sucesso no último terço do campo.
A segunda parte foi mais empolgante, com bastantes oportunidades criadas de lado a lado. Luíz Júnior e Trubin estiveram em evidência nos segundos 45 minutos, com o primeiro a impedir golos a Kokçu e Arthur Cabral, e o segundo a travar Théo e Chiquinho em mais que uma ocasião. Youssouf, aos 72 minutos, rematou de muito longe e com potência, com a bola teimosamente a acertar no poste da baliza encarnada. Apesar da postura ofensiva e das várias tentativas criadas pelas duas equipas – a dada altura, o Famalicão até parecia ser quem estava mais perto de marcar –, Rafa aumentou a vantagem do Benfica para dois golos aos 85 minutos, assistido por Musa, no jogo 300 de águia ao peito. O avançado croata, que tinha entrado para render Arthur Cabral no minuto 70, voltou a ter influência quatro minutos depois de assistir para Rafa, ao fazer o terceiro do Benfica e fechar o marcador.
Com este resultado, o Benfica salta para o primeiro lugar com 36 pontos, mais dois que o Sporting, que joga este sábado. Já o Famalicão permanece em sétimo com 18 pontos, e pode ser ultrapassado pelo Farense.
Termina o encontro!
Benfica vence o Famalicão por 3-0, e é lider à condição.
89' - Marca Musa! Depois de assistir para Rafa marcar o segundo, o avançado croata faz o terceiro para o Benfica.
85' - Benfica aumenta a vantagem! Marca Rafa Silva, no jogo 300 pelas águias, assistido por Musa. Bela jogada do clube encarnado!
83' - Famalicão não dá o jogo por perdido! O árbitro marca fora de jogo a Moura, mas Trubin impedira o golo caso não houvesse posição irregular.
58.725 espectadores nas bancadas do Estádio da Luz!
73' - Sai Aursnes com queixas físicas, entra Jurasék. O checo entra para lateral esquerdo, com Morato a mover-se para o centro da defesa e Tiago Gouveia a passar para lateral direito.
72' - Que perigo! Remate de muito longe de Youssouf, a acertar no poste com potência! Susto para o Benfica.
70' - É a vez do Benfica: saem Arthur Cabral, Kokçu e Tiago Gouveia, entram Musa, Florentino e Guedes.
65' - Tripla Substituição para o Famalicão, saem Nathan, Théo Fonseca e Chiquinho, entram Martin Aguirregabiria, Alex Dobre e Afonso Rodrigues.
65' - Perigoso por parte do Famalicão! Théo rematou com perigo, mas Trubin estava atento.
63' - Boa jogada do Benfica! Rafa isolou-se, largou em Arthur Cabral que rematou com perigo, mas Luíz Júnior defendeu com o ombro.
62' - Kokçu a bater o livre com perigo, mas Luíz Júnior a impedir o segundo golo ao clube encarnado.
60' - Trubin a dizer presente! Grande defesa do guarda-redes, a impedir o empate a Chiquinho. O Famalicão ficou a pedir penálti.
56' - Grande jogada do Benfica! Otávio no lugar certo a tirar o golo a João Neves, que esteve muito perto de fazer o segundo para as águias.
55' - Grande intervençao de Trubin, a impedir o susto para os adeptos benfiquistas. No entanto, não conta para as estatísticas, pois Théo estava em fora de jogo.
Benfica muito bem a ultrapassar a primeira linha defensiva do Famalicão e a chegar perto da área em mais que uma ocasião, mas a decidir muito mal no último terço.
46' - Famalicão é a primeira equipa a ameaçar depois de voltar do intervalo, com Topic a rematar de longe.
Começa a segunda parte no Estádio da Luz.
Final da primeira parte!
As equipas vão para o intervalo, com o Benfica a ganhar por 1-0.
45' - Falta de João Mário sobre Otávio.
31' - Golo do Benfica! É de Arthur Cabral! O brasileiro estreia-se a marcar no campeonato!
29' - Arthur Cabral, desmarcado e em boa posição, perde a bola de forma... peculiar.
26' - Livre muito mal batido por Kokçu...
Vinte minutos muito mornos no Estádio da Luz.
21' - Arthur Cabral a rematar de longe, após passe de Rafa, mas a bola sai ao lado.
15' - Benfica pediu penálti por mão na bola, mas o árbitro nada assinalou.
12' - João Neves a rematar de fora da área, mas a bola embate em Otávio. Primeiro canto para as águias.
Primeiros dez minutos muito divididos, com ambas as equipas a tentarem explorar os espaços livres para chegar à área adversária.
7' - Cabeceamento perigoso de Cadiz.
6' - Rafa em boa posição na área, a rematar ao lado da baliza.
5' - Tiago Gouveia a ameaçar a baliza de Luíz Júnior!
Grimaldo está presente no Estádio da Luz!
4' - Livre para o Famalicão, contra a barreira. Primeiro remate do jogo.
Começa a partida!
Rola a bola no Estádio da Luz.
Canta-se o hino do Benfica nas bancadas do Estádio da Luz. Está prestes a começar o jogo!
Tiago Gouveia e João Neves muito aplaudidos quando anunciaram as equipas, especialmente o segundo!
A 25 minutos do início do Benfica - Famalicão, as equipas aquecem já com ambiente de festa na Luz.
Jogadores do Benfica estão prontos para se despedirem de 2023 com uma vitória.
Suplentes do Famalicão: Zlobin, Lacoux, Gustavo Assunção, Justin, Afonso Rodrigues, Liimatta, Dobre, Martin Aguirregabiria, Pablo.
Onze do Famalicão: Luíz Júnior; Nathan, Mihaj, Otávio, Moura; Topic, Zaydou Youssouf; Chiquinho, Gustavo Sá, Théo; Jhonder Cadiz.
Treinador do Famalicão: João Pedro Sousa.
Roger Schmidt volta a apostar em Tomás Araújo para o lugar de Otamendi, e escolhe Arthur Cabral para render o lesionado Tengstedt. Por outro lado, Tiago Gouveia é titular pela primeira vez esta época! Nota ainda para a convocatória de três jovens da formação encarnada: Gustavo Marques, Gerson Sousa e Hugo Félix.
Suplentes do Benfica: Samuel Soares, Jurasék, Gonçalo Guedes, Chiquinho, Musa, Florentino, Gustavo Marques, Gerson Sousa, Hugo Félix.
Onze do Benfica: Trubin; Aursnes, António Silva, Tomás Araújo, Morato; João Neves, Kokçu; Tiago Gouveia, Rafa, João Mário; Arthur Cabral.
Treinador do Benfica: Roger Schmidt.
Famalicenses vão-se despedindo de 2023.
Kokçu faz anos hoje! Será que vai celebrar com um golo?
Famalicão dá o mote para o encontro: só a vitória interessa!
Boa tarde! Acompanhe connosco, minuto a minuto, as incidências do jogo que opõe Benfica a Famalicão, num jogo a contar para a 15.ª jornada da Liga Portugal. A partida começa às 18:45 horas no Estádio da Luz.
O Benfica ocupa a segunda posição da Liga com 33 pontos, e sabe que uma vitória esta noite permite assaltar a liderança de forma provisória (Sporting, que lidera com 34 pontos, só joga no sábado). As águias têm a possibilidade de igualar a sua melhor série de vitórias esta temporada (quatro, em setembro), sendo que até já derrotaram o Famalicão esta época, na quarta eliminatória da Taça de Portugal.
Sem Otamendi e Di María (ambos na Argentina) e com a recente lesão de Tengstedt, que vinha sendo o predileto para titular na frente de ataque, Roger Schmidt vê-se obrigado a promover mudanças no onze.
Por sua vez, o Famalicão encontra-se em sétimo lugar no campeonato, com os mesmos pontos (18) que o oitavo classificado Farense, e espera poder distanciar-se do clube algarvio. Porém, a tarefa não se avizinha fácil: além de nunca terem ganho no Estádio da Luz, o clube do norte não ganha um jogo para a Liga desde 4 de novembro, quando derrotaram o Gil Vicente.
André Narciso é o escolhido para apitar o encontro, e vai ter como árbitros assistentes Vasco Marques e Luís Viegas. Diogo Rosa é o quatro árbitro; Fábio Melo e Sérgio Jesus com funções de VAR/AVAR completam a equipa de arbitragem.
Para mais informações sobre o jogo e as duas equipas, confira a antevisão abaixo:
29 dezembro 2023, 08:00
Benfica despede-se do ano em que foi campeão com possibilidade de liderar a prova pelo menos por um dia; Famalicão na pior série da época