Central recebe apoio na Seleção; adeptos divididos entre a crítica e o alento na sequência dos erros cometidos frente à Geórgia; recebeu mensagens pessoais da Luz
A Seleção Nacional perdeu por 0-2 com a Geórgia na quarta-feira, na última jornada da fase de grupos do Euro 2024, e António Silva, defesa-central do Benfica que foi titular, ficou diretamente ligado ao mau resultado. Fez um mau passe que resultou no primeiro golo e cometeu um penálti para o segundo dos georgianos. Durante a noite de quarta e o dia de quinta, apesar de nada ter publicado, o Instagram dele foi inundado por mensagens de adeptos, muitas com críticas, mas outras de apoio, lembrando que António tem só 20 anos.
Logo a seguir ao desafio, alguns elementos da Seleção assumiram publicamente a defesa de António Silva, como por exemplo Roberto Martínez. «Aqui não há culpados. Perdemos todos, ganhamos todos. O António é muito jovem e esta é uma experiência que lhe vai dar maturidade, faz parte do jogo. [...] Estamos todos juntos e o António vai crescer com esta experiência», disse o selecionador de Portugal.
Também o médio João Palhinha deixou uma mensagem de confiança para o jovem do Benfica. «O miúdo só tem de estar de cabeça erguida. Todos nós passamos por estes momentos, eu passei, tal como toda a gente no balneário. O António está a 100 por cento para dar o máximo no próximo jogo, é um profissional exemplar, um miúdo com muito talento e não tenho dúvidas de que nos vai dar muitas alegrias neste Europeu», apontou o médio internacional português do Fulham.
O Benfica fala regularmente com todos os seus jogadores que estão ou estiveram na Alemanha a disputar o Europeu e destacou no site oficial as estreias a titulares de António Silva e também de João Neves em fases finais de Campeonatos da Europa, no jogo com a Geórgia. Não de forma formal, enquanto posição do clube, mas várias pessoas do Benfica fizeram chegar ao defesa-central mensagens de apoio neste momento de menor fulgor.
Também colegas da formação dos encarnados e do plantel principal se colocaram ao lado de António Silva, como foi o caso de Samuel Soares, número dois da baliza do Benfica, que também fez a formação no Seixal e é próximo de António, como provam as fotos e vídeos publicados em que os dois — juntamente com João Neves e outros jovens do Benfica — aparecem em gozo de férias.
Samuel Soares publicou no seu Instagram uma mensagem para o amigo. «Sempre contigo nha puto. A equipa vai continuar a precisar de ti, foco já no próximo», escreveu o guarda-redes, acompanhando com uma foto de António Silva equipado em representação da Seleção Nacional.
Esta exposição negativa de António Silva, apesar de ter de ser enquadrada numa exibição má da generalidade dos jogadores que atuaram frente à Geórgia, acaba, porém, por surgir no seguimento de uma temporada que também não correu da melhor forma para o jovem defesa no Benfica. Depois de ter sido titular inquestionável na época da conquista do título nacional, em 2022/2023, a última foi mais irregular do ponto de vista exibicional, com o jogador a cometer vários erros individuais. Mesmo assim, António Silva foi sempre titular para Schmidt e terminou 2023/2024 com 50 jogos dos 55 da equipa, 49 na condição de titular.
Como A BOLA já reportou, o próprio Benfica reconhece que o central não evoluiu tanto como era esperado, o que coloca dúvidas sobre o futuro imediato no clube, apesar dele ter contrato até 2027 e uma cláusula de rescisão de €100 milhões.
SAD esperava evolução relativamente à época passada para fazer grande encaixe financeiro; Europeu ainda pode vir a ser importante, mas expectativas de mercado começam a baixar; uma das formas de analisar Roger Schmidt
Visto, desde há duas épocas, como uma das principais pérolas do plantel, seguido há muito por vários clubes importantes — o PSG, por exemplo, tentou contratá-lo ainda antes de começar a primeira época com Schmidt a treinar a equipa das águias, em 2022/2023 — a SAD projetava para este verão a venda do central, acreditando que seria possível conseguir um encaixe a rondar os €80 milhões. Valor que nesta altura parece irrealista, uma ideia que os erros até agora cometidos pelo jogador no Euro 2024 vieram sublinhar. No entanto, continua em cima da mesa a possibilidade de o central ser transferido nesta janela de mercado. Já podia ter acontecido no final da última temporada, mas Benfica e jogador entenderam que era importante que se mantivesse para crescer e se valorizar. O plano não está a correr como o previsto, mas mantém-se.
Sendo normal no futebol, o momento de António Silva não é bom e cabe-lhe contrariar a tendência. Para o ajudar a ultrapassar as dificuldades, o jovem tem na Seleção todos à sua volta e também no Benfica, que iniciará os seus trabalhos, recorde-se, já na quarta-feira, dia 3 de julho.