Benfica renovado - «Vamos mostrar em campo o que somos!»
Mensagens fortes de Rui Costa, Bruno Lage e Otamendi no balneário. Jogadores sentiram conquista da Taça da Liga como prova de força. Plantel regressa hoje aos treinos
A grande exibição e a vitória por 3-0 frente ao SC Braga, na meia-final da Taça da Liga, e outro bom jogo e conquista do troféu no sábado, frente ao Sporting (1-1 e 7-6 no desempate por penáltis), colocaram um ponto final no momento de pressão que se instalara depois das duas derrotas consecutivas nos jogos anteriores, precisamente com os mesmos adversários, mas no campeonato.
Os resultados negativos lançaram um alerta nos encarnados e as críticas lançaram dúvidas nos adeptos sobre a capacidade para dar a volta à situação, o que causou desconforto e até um sentimento de alguma revolta no Benfica. Neste sentido, a forma determinada como a equipa atacou o jogo com o SC Braga das meias-finais, dando-lhe sequência na final frente ao Sporting, foi também um reflexo da vontade do grupo dar uma resposta forte e mostrar que continua unido e forte na época. O balneário ficou com a confiança reforçada e mais convencido de que está no caminho certo para alcançar mais sucesso esta época.
Num vídeo lançado pelo Benfica nas redes sociais e um compacto na BPlay, com imagens da campanha na Taça da Liga, vê-se, por exemplo, Bruno Lage com uma mensagem forte para os jogadores. «Não tenho dúvida nenhuma que daqui a 15 dias vamos estar a rir com a taça na mão!», gritou o treinador no balneário. Também no balneário, Rui Costa falou ao grupo — «Paixão, mas libertem-se, vamos embora», pediu o presidente dos encarnados. Sente-se a motivação, resumida na frase de ordem do capitão Otamendi: «Vamos mostrar em campo o que somos (...) Chegou a hora.» A conquista da Taça da Liga começou antes da entrada em campo, na forma como os jogadores se prepararam para estes jogos.
O plantel gozou folga este domingo e regressa esta segunda-feira aos treinos. Terá somente um dia e meio para preparar o jogo de terça-feira no Estádio São Luís, no Algarve, frente ao Farense, nos oitavos de final da Taça de Portugal. A falta de tempo de treino é um problema apontado por Bruno Lage, e não só, mas o treinador também tem a noção de que é preciso equilibrar vários fatores para manter os jogadores motivados e prontos a responder.
«Folga? Temos de dar. Eles já sabem. Se é merecida? Não é só o físico é também o mental... é o desgaste das deslocações, das reuniões, para além do desgaste físico», explicou Lage em conversa com a Sport TV depois da final da Taça.
O plantel volta renovado para treinar-se para o jogo de terça-feira em casa do Farense, nos oitavos de final da Taça de Portugal, e em busca da consistência de exibições e resultados que Lage quer. Deste estranho ciclo, que para os adeptos foi da frustração ao renascimento da esperança, o técnico sai também fortalecido para o resto da temporada.