Benfica quer estrear-se com vitória na Liga e ser feliz no regresso a Famalicão

NACIONAL10.08.202409:00

Desaire na época passada deu título ao Sporting. Última entrada na Liga acabou com derrota no Bessa. Goleada no palco de amanhã a abrir a Liga de 2020/21

O Benfica entra em campo já este domingo, para a primeira jornada da Liga de 2024/2025, em casa do Famalicão, a partir das 18 horas.

As águias vão tentar fazer melhor do que na época passada, em que começaram a Liga com uma derrota por 2-3 no recinto do Boavista, num jogo que ficou marcado por episódios que abriram a época oficial dos encarnados com alguma polémica à mistura. Em primeiro lugar, o jogo com o Boavista teve a expulsão do ponta de lança croata Petar Musa (atualmente a jogar na MLS, nos EUA), que viu um cartão vermelho direto aos 51 minutos. Depois dessa expulsão, Schmidt mexeu na equipa, tirou Di María e o argentino saiu de campo frustrado, zangado mesmo. A seguir, reviravolta dos axadrezados na reta final da partida: Bruno Lourenço empatou o jogo de grande penalidade aos 90’, com Bozeník a aplicar o golpe final aos 90’+13.

Ainda assim, a derrota a abrir a Liga na época passada é um outlier no registo dos encarnados, que desde a época 2014/2015 foram sempre vitoriosos nos primeiros 90 minutos que disputaram na competição. O Benfica começou o campeonato seis vezes em casa e outras quatro fora nos últimos dez anos, marcando sempre dois golos ou mais e aplicando, pelo meio, quatro goleadas.

Curiosamente, uma das goleadas ocorreu no Estádio Municipal de Famalicão, precisamente o recinto em que a formação de Roger Schmidt se estreia esta época. Na altura, as águias venceram o encontro por 1-5, com Luca Waldschmidt a bisar e Rafa, Grimaldo e Everton Cebolinha a marcarem também. Guga Rodrigues marcou o golo de honra dos famalicenses.

Jorge Jesus no jogo entre Famalicão e Benfica na primeira jornada da Liga 2020/2021. Foto: Helena Valente

Apesar da goleada a abrir a época em que Jorge Jesus voltou à Luz e afirmou que o Benfica ia jogar o triplo, foi o Sporting que levantou o troféu de campeão nacional em maio, com os encarnados a não irem além do terceiro lugar.

Duas derrotas em Famalicão

Puma Rodríguez festeja golo contra o Benfica aos 71 minutos. Foto: André Alves/Grafislab

Apesar da estatística favorável contra a equipa nortenha – apenas duas derrotas em todos os encontros em que se defrontaram –, a última visita do conjunto encarnado ficou marcada e manchada por atos antidesportivos de alguns adeptos.

O encontro, a 5 de maio, para a 32.ª jornada do campeonato, teve de ser interrompido pelo árbitro aos 77 minutos, na sequência do arremesso de tochas para o relvado desde o exterior do estádio, com os engenhos a cair perto da zona onde alguns atletas do Benfica aqueciam. Na altura, as autoridades confirmaram a A BOLA que duas pessoas lançaram os engenhos e que fugiram de imediato, não tendo sido possível apurar mais pormenores. O incidente levou à abertura de um processo de inquérito ao Famalicão-Benfica por parte do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.

Além da abertura do processo de inquérito pelo incidente com as tochas, o Benfica foi ainda multado em 1.224 euros devido ao comportamento incorreto dos adeptos, que insultaram Roger Schmidt, pedindo a sua demissão, e Luiz Júnior, guarda-redes do Famalicão.

A derrota frente ao Famalicão tirou o Benfica definitivamente da luta pelo título, com o Sporting a sagrar-se matematicamente campeão na mesma jornada, ao vencer o Portimonense por 3-0 em Alvalade.

O Benfica regressa, então, ao Estádio Municipal de Famalicão, 98 dias depois, e vai tentar voltar ao registo a que habituou os fãs, vencendo o jogo de abertura do campeonato. Em caso de derrota, o palco que testemunhou a ira dos adeptos encarnados na 32.ª jornada da época passada pode voltar a ser madrasto para a formação encarnada e, em particular, para Roger Schmidt.