Antigo lateral-esquerdo analisa 'sucessão' no Famalicão: «O Rafa não fica atrás do Moura»
Antigo internacional jovem português está de regresso ao futebol luso e é reforço de peso para os minhotos. (Foto: LUSA)

Antigo lateral-esquerdo analisa 'sucessão' no Famalicão: «O Rafa não fica atrás do Moura»

NACIONAL18.09.202421:40

Emídio Rafael acompanhou o início do percurso do reforço dos minhotos, na altura, na Académica; elogios a rodos e garantia de uma excelente contratação. «A praia dele», afiança

O duelo entre o Famalicão e o Gil Vicente (1-1), na noite do passado sábado, marcou a estreia de Rafa Soares com a camisola do emblema de Vila Nova. O lateral-esquerdo está de regresso ao futebol português, depois de duas temporadas na Grécia, ao serviço do PAOK, e foi o eleito pela SAD de Miguel Ribeiro para ocupar a vaga deixada em aberto após a saída de Francisco Moura, entretanto transferido para o FC Porto.

O novo reforço dos minhotos promete ser um importante reforço para o plantel orientado por Armando Evangelista, como consta da opinião de Emídio Rafael, que foi colega de equipa de Rafa Soares na Académica (2015/2016), na estreia do agora jogador do Famalicão na elite nacional. Em conversa com A BOLA o antigo (também) lateral-esquerdo não poupa elogios ao camisola 5 dos famalicenses.

Emídio Rafael foi colega de Rafa Soares na Briosa. (Foto: Grafislab)

«Com o futebol que o Famalicão está a praticar, de assumir o jogo e de gostar de ter bola, é a praia dele. Isso para o Rafa é excelente. É impecável com a bola no pé e, agora, estando mais maduro, tornou-se um jogador ainda mais competente. Foi uma excelente contratação do Famalicão. Na minha opinião, o Rafa não fica atrás do Francisco Moura. Claro que o Moura também é um belíssimo jogador, mas o Famalicão não ficou a perder», salienta Emídio Rafael.

Lembrando o passado, as memórias de Coimbra não podiam ser melhores: «O Rafa foi sempre um miúdo tranquilo, com uma personalidade impecável, e já na altura se via que tinha muita qualidade. E isso comprou-se com a carreira que tem vindo a fazer. Tem tudo para fazer mais uma excelente época no Famalicão

Título na Grécia e seleções jovens

Os atributos que tem vindo a demonstrar ao longo do seu percurso dão a Rafa Soares registos de carreira altamente meritórios. O esquerdino chega a Famalicão com o claro objetivo de tornar-se numa mais-valia para o plantel minhoto – tal como, de resto, fez questão de demonstrar logo no jogo de estreia, em que foi titular -, sendo que no currículo traz um título de campeão grego, conquistado na época passada, pelo PAOK.

Antes disso, o esquerdino já tinha vencido a Liga 2, ao serviço do FC Porto B (2015/2016), mas também havia contabilizado 72 internacionalizações (três golos) pelas seleções jovens de Portugal, dos sub-16 aos sub-21.

Agora, na hora do regresso a território nacional, Rafa Soares está pronto para dar muitas alegrias à apaixonada massa associativa do emblema de Vila Nova.