Benfica leva mais 6 milhões na Champions que o Sporting
Portugueses estão a meio da tabela da classificação dos milhões; já ultrapassaram os 40
Os números ainda não são oficiais, porque a UEFA ainda não divulgou a divisão das verbas do pilar valor (que junta os antigos market pool e prémio de coeficiente), mas segundo cálculos da conta Football Meets Data, na rede social X, o Benfica já passou os 47 milhões de euros de receitas com a nova Champions e o Sporting já está acima dos 41 milhões (ver quadro em baixo).
Os prémios pela entrada na competição e pelos resultados, esses sim são oficiais — uma vitória na fase de liga vale 2,1 milhões de euros e um empate 700 mil euros, pelo que os leões somam nesse capítulo, para já, 4,9 milhões e o Benfica 4,2.
Quanto ao pilar valor, que representa o impacto dos clubes na venda de direitos de televisão, tem duas parcelas. A que diz respeito aos direitos de TV para fora da Europa é distribuída com base no coeficiente a dez anos, no qual, entre os 36 participantes, o Benfica ocupa o 12.º lugar e o Sporting o 16.º A UEFA ainda não divulgou quanto isso representará em encaixe, mas o Football Meets Data prevê 8,650 milhões para o Benfica e 7,260 para o Sporting. O Real Madrid, 1.º desse ranking, terá direito a 12,450 milhões.
Na parcela para o pilar valor referente à Europa, é feito um ranking que junta o peso de cada país na venda dos direitos (Benfica em 29.º e Sporting em 30.º, apenas à frente dos clubes de Chéquia, Bélgica, Sérvia, Eslováquia, Croácia e Ucrânia, calcula o Football Meets Data) com o ranking da UEFA a cinco anos (Benfica 14.º e Sporting 20.º entre os 36 clubes). Na junção dos dois, o Benfica fica em 20.º (o que valerá 15,9 milhões de euros) e o Sporting em 26.º (10,29).