Águias e 'colchoneros' defrontaram-se, apenas, duas vezes, em 2015/16, o que se traduziu numa vitória para cada lado; Partida marca o primeiro teste de fogo para Bruno Lage desde que voltou a assumir o leme da equipa encarnada
O que é que Benfica e Atlético de Madrid têm em comum nesta edição da Liga dos Campeões? Ambos entraram a vencer e, curiosamente, com o mesmo resultado (2-1). Com mais ou menos dificuldades, tanto águias como colchoneros conseguiram somar três pontos no novo formato de liga da prova milionária e, esta terça-feira, têm encontro marcado no Estádio da Luz às 20 horas.
A partida será ajuizada por Serdar Gozubuyuk. Nas competições europeias, os clubes portugueses guardam boas recordações do neerlandês de 38 anos, uma vez que foi o responsável por arbitrar a vitória do FC Porto sobre o Arsenal (1-0), na edição passada da Liga dos Campeões. O juíz vai ser auxiliado por Johan Balder e Erwin Zeinstra, enquanto Richard Wilhelmus Martens será o quarto árbitro. No VAR, por sua vez, vão estar Pol van Boekel e Benjamin Brand (AVAR), o único da equipa de arbitragem que não é neerlandês (é alemão).
O HISTÓRICO
Duas equipas com tamanha história acabam por ter um histórico de encontros bastante pobre. Por incrível que pareça, Benfica e Atlético de Madrid só se defrontaram duas vezes, ambas na fase de grupos da Liga dos Campeões 2015/16. Ainda Rui Vitória era o treinador do Benfica quando os encarnados foram ao já encerrado Estádio Vicente Calderón vencer os colchoneros por 2-1, com golos de Gaitán e Gonçalo Guedes.
A vingança serviu-se fria e, na Luz, os comandados de Simeone levaram os três pontos, também com uma vitória por 2-1. De ressaltar que nessa mesma edição da prova milionária, o Atlético de Madrid foi finalista vencido enquanto as águias foram afasadas nos quartos de final pelo Bayern.
BENFICA
Desde que voltou a assumir o comando técnico do Benfica, Bruno Lage só sabe vencer. Já lá vão quatro jogos para o Benfica de Lage e todos eles deram em vitória. As águias entram em campo embaladas pela goleada caseira contra o Gil Vicente (5-1), na 7.ª jornada da Liga. Além de recuperar o ânimo da equipa, Bruno Lage cumpriu o primeiro objetivo na Liga dos Campeões, após vencer na visita ao Estrela Vermelha (2-1), no arranque da prova milionária.
Ainda assim, apesar dos bons indicadores, algo que não joga a favor dos encarnados é o facto de, em quatro jogos, apenas não terem sofrido golos na visita ao Boavista. Desta forma, o jogo na Luz não só servirá como tira-teimas, visto que vai desempatar o histórico de encontros entre Atlético de Madrid e Benfica, como também será a primeira prova de fogo para Bruno Lage.
Equipa provável (4x3x3): Trubin; Bah, António Silva, Otamendi e Carreras; Florentino, Aursnes, Kokçu; Di María, Pavlidis e Kerem Akturkoglu
Lesionados: Tiago Gouveia e Renato Sanches
A figura: Florentino
Médio português tem estado em destaque. Já era na primeira passagem de Bruno Lage pelo Benfica e tem voltado a ser nesta segunda passagem do técnico. Além de ter sido um dos melhores em campo no último jogo das águias, contra o Gil Vicente, quebrou um jejum de mais de cinco anos e, como quem não quer a coisa, assumiu-se como um goleador improvável ao marcar duas vezes no espaço de 15 dias
O QUE DISSE BRUNO LAGE
«Três coisas serão fundamentais: sermos uma equipa, ter a melhor versão de cada um dos nossos atletas em campo e ter uma ambição enorme de vencer», foi uma das muitas repostas dadas por Bruno Lage na antevisão da partida.
Técnico do Benfica fez a antevisão à partida com o Atlético Madrid, para a 2.ª jornada da Liga dos Campeões; identifica as forças do adversário, os três aspetos «fundamentais» para ganhar ao mesmo e o que tem feito para evoluir a equipa
ATLÉTICO DE MADRID
No outro lado, para defrontar o Benfica, vai estar uma equipa que ainda não perdeu na presente temporada. As exibições podem não ser sempre de encher o olho, mas é facto que os comandados de Simeone ainda não conhecem o sabor da derrota desde que arrancou a época. Ainda assim, desengane-se quem pensa que isso confere aos colchoneros a liderança da La Liga.
Ainda que estejamos a falar da melhor defesa do campeonato espanhol (apenas 4 golos sofridos), o Atlético de Madrid ocupa o quarto posto da La Liga, com 16 pontos, frutos de quatro vitórias e quatro empates. A melhor defesa que, por sinal, vai ter uma baixa de peso. Le Normand, central espanhol contratado esta época pelo Atlético de Madrid, não está entre os convocados para a partida devido a uma lesão delicada na cabeça.
No que diz respeito à Liga dos Campeões, assim como o Benfica, o Atlético de Madrid entrou com o pé direito e venceu, em casa, o Leipzig (2-1). Os colchoneros entraram a perder, logo aos 4 minutos, mas operaram a reviravolta com golos de Griezmann e Giménez, já no último suspiro.
Central vai falhar, pelo menos, o jogo com o Benfica, no Estádio da Luz. Exames revelaram lesão complicada na cabeça
A figura: Conor Gallagher
Assumiu a titularidade na visita a Bilbau e, desde então, tem sido um dos jogadores a observar no Atlético de Madrid. Já leva dois golos pela formação de Diego Simeone, ambos na La Liga. Ainda que tenha começado como suplente no arranque da Liga dos Campeões, esteve em destaque na antevisão da partida, pelo que é possível que assuma um lugar no meio campo da equipa espanhola.
Reforço de verão do Atlético Madrid afirmou que ele e os seus companheiros estão preparados para um encontro muito complicado na liga milionária
Equipa provável (4x3x3): Jan Oblak; Nahuel Molina, Lenglet, José Giménez, Rodrigo Riquelme; Marcos Llorente, Koke, Conor Gallagher; Antoine Griezmann, Julián Álvarez, Samuel Lino
Lesionados: Robin Le Normand, Pablo Barrios, Borja Garcés
O QUE DISSE DIEGO SIMEONE
«Vai ser uma partida muito complicada, com jogadores com muita experiência e é isso que temos de ter em conta e é nisso que nos temos de focar», afirmou Simeone na antevisão do jogo.
Técnico do Atlético Madrid avisou os seus jogadores para a qualidade das águias e lamentou profundamente o que se sucedeu no Metropolitano, no dérbi de Madrid