Barcelona: tribunal rejeita inscrição de Dani Olmo na Liga espanhola

INTERNACIONAL27.12.202412:50

Pau Victor na mesma situação

Ainda não há solução à vista e o Barcelona continua sem conseguir inscrever Dani Olmo e Pau Víctor na La Liga. Depois de o organismo ter recusado as inscrições, o presidente Joan Laporta decidiu recorrer aos tribunais.

Esta sexta-feira, um juiz do Tribunal do Comércio de Barcelona rejeitou uma providência cautelar para registar o médio, que só está inscrito até dia 31 de dezembro. Mesmo essa primeira inscrição foi complicada, pois o jogador teve de esperar para ser inscrito até 28 de agosto, movimento que foi possível depois da lesão de Andreas Christensen: aproveitou-se a regra destinada a exceções com lesões prolongadas e 80 por cento do salário do dinamarquês foi usado para incluir o contrato de Olmo. Agora, depois da lesão prolongada do guarda-redes Ter Stegen, o Barcelona esperava poder fazer o mesmo, mas tal não foi permitido, com o tribunal a considerar que o fair-play financeiro não está a ser cumprido.

Na próxima segunda-feira, o clube tem nova audiência oral marcada no Tribunal de Primeira Instância, para onde recorreu antes prevendo este desfecho.

A La Liga, onde já foram registadas várias queixas contra o Barcelona, «celebrou» a decisão: «A LaLiga congratula-se com o facto de, face ao pedido de medidas cautelares desta natureza, não se dispensar a aplicação de um preceito dos Pressupostos da La Liga que tem sido aplicado até à data da mesma forma a todos os clubes, alterando assim gravemente a igualdade de condições das regras da competição. Não está preenchida nenhuma das condições necessárias para a adoção da medida cautelar. O objetivo de autorizar o excesso de despesas é para que uma ausência prolongada não prejudique a equipa, e não para que a ausência prolongada permita a inscrição de jogadores que, com o seu salário, excedam o limite, que é o que o Barcelona pretende fazer.»