Há dez anos que Barcelona não via um vendaval assim (COM VÍDEOS)
Arranque perfeito dos 'blaugrana' garante liderança isolada. Raphinha protagoniza primeiro hat-trick da carreira e ainda fez duas assistências. Lewandowski imparável e Yamal sem igual. E ainda há Dani Olmo...
Quatro jogos na La Liga, quatro vitórias do Barcelona; e a deste sábado com números impressionantes: 7-0 diante do Valladolid, num vendaval sem igual na última década de registos blaugrana e que dá ainda mais brilho ao arranque perfeito dos catalães na presente temporada, um início como também há muito não se via. Em suma, os heróis deste novo Barcelona de Hans-Dieter Flick protagonizaram uma goleada à antiga carregada de história e de histórias.
Veja os três golos de Raphinha:
Desde logo, salta à vista a extraordinária exibição de Raphinha, internacional brasileiro que terá sentido de forma mais particular o interesse demonstrado pelo clube na contratação — inevitavelmente para a sua posição — de Nico Williams. Fechado o mercado em Espanha, eis a resposta de Raphinha na tarde de ontem: três golos, no que foi o seu primeiro hat-trick de sempre (marcou o primeiro, o quarto e o quinto, aos 20', 64' e 72'), e duas assistências para o sexto, apontado pelo reforço Dani Olmo (82'), e para o sétimo, anotado por Ferrán Torres (85'). Notável!
«Este jogo mostra que não precisávamos de mais reforços», disse Raphinha no final. Na mouche!
Veja o golo de Lewandowski:
Igualmente notável é este início de época de Lewandowski, o polaco de 36 anos que, aos 24', somou o seu quarto golo (um em cada uma das primeiras quatro rondas), ao qual ainda juntou uma assistência (para Raphinha); como impressionantes são, também, os números de Lamine Yamal, que neste duelo com o Vallecano não marcou, mas somou mais dois passes para golo, dados que o levam a bater um recorde de juventude: é, desde ontem, o menor de 18 anos com mais contribuição goleadora (6 golos e 8 assistências) na La Liga no século XXI, ultrapassando Bojan Krkic (10 golos e 3 assistências).
Como mencionado no início, há muito que não se via um arranque assim do Barcelona e, neste momento, Hans Flick persegue os números de Ernesto Valverde que, em 2017/18, venceu os primeiros sete jogos da época. Quanto ao vendaval de golos, num total de sete, aí é preciso recuar mais de uma década, até ao último 7-0 em casa: aconteceu na receção ao Osasuna em março de 2014.
Veja os restantes golos do vendaval do Barcelona na tarde deste sábado: