Aursnes e Bah: ordem para atacar
Alexander Bah fez o melhor jogo da época com o Sporting; Fredrik Aursnes passou maos tempo no meio-campo dos leões; ambos descansaram na pausa para as seleções
Aquela que foi, provavelmente, a melhor exibição da época do Benfica foi, também, a melhor exibição da época de Alexander Bah. E Fredrik Aursnes não ficou atrás. O lateral-direito e o lateral-esquerdo improvisado contribuíram contra o Sporting, ofensiva e decisivamente, para o elevado nível da equipa, terça-feira, na segunda mão da meia-final da Taça de Portugal. E é com as mesmas ordens — atacar e pressionar — que ambos entram, domingo, em Alvalade, agora no duelo da Liga.
Bah e Aursnes são as primeiras escolhas de Schmidt para as laterais. Apenas a instabilidade coletiva, que conduziu o treinador a optar até por três centrais, a lesão grave do dinamarquês (edema ósseo no pé esquerdo) e a tentativa de integrar David Jurásek, entretanto emprestado ao Hoffenheim, impediram que os dois tivessem sido utilizados de início, em conjunto, mais do que 15 vezes, com um saldo de 11 vitórias, dois empates e duas derrotas.
Certo é que a direita e a esquerda da defesa são, respetivamente, de Bah e Aursnes, nos últimos seis jogos. Contra o Sporting, Bah fez a assistência para o segundo golo, autoria de Rafa, venceu cinco dos oito duelos no relvado e acertou 35 de 43 passes (81 por cento), para lá de outras ações defensivas importantes, como três interseções e cinco tackles.
Já Aursnes, tocou 77 vezes na bola, a maioria no meio-campo do Sporting, ganhou nove dos 13 duelos e executou dois passes decisivos, que companheiros desperdiçaram, teve sucesso em dois de três dribles. Ambos coincidem na frescura física — foram poupados ao trabalhos das seleções (Bah por lesão, Aursnes anunciou o renunciou).
Álvaro Magalhães elogia
«Estiveram os dois muito bem. Bah fez um jogo fantástico, contra jogadores rápidos. Ele e Aursnes estiveram a um nível muito alto, contra um Sporting muito forte», comenta Álvaro Magalhães, treinador e antigo lateral dos encarnados, para quem «Aursnes poderia ser mais útil no meio-campo».
Bah fez um jogo fantástico com o Sporting. Ele e Aursnes estiveram a um nível muito alto
«Gostaria de ver na esquerda um lateral de raiz. Mas Aursnes é aposta quase desde o início da época», acrescenta, em declarações a A BOLA.
Álvaro Magalhães considera que, terça-feira, o Benfica fez «o melhor jogo da época contra um adversário de qualidade e que também esteve bem». O treinador acredita que «não haverá grandes alterações» na equipa do Benfica que entrará de início, amanhã, em Alvalade para o jogo do campeonato.
«A equipa estabilizou nesta parte final do campeonato. Foi o melhor jogo da época, grande jogo de parte a parte, e penso que a única alteração pode ser no ponta de lança. De resto, vai manter a mesma estrutura», argumenta.