Atenção, FC Porto: chama-se Arthur Vermeeren e está a mostrar-se à Europa
Com apenas 18 anos, já captou as atenções de alguns ‘tubarões’ europeus. A montra da Liga dos Campeões é para aproveitar…
Já há quem lhe chame um «novo Iniesta» e não é por acaso. Aos 18 anos, Arthur Vermeeren é o talento em ascensão no Antuérpia, que vai defrontar o FC Porto, esta quarta-feira, na terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.
O jovem belga formou-se nas camadas jovens do Antuérpia e, na época passada, subiu à equipa principal, tendo sido uma das figuras do plantel orientado por Mark van Bommel e ajudado à conquista do título que escapava há 66 anos.
Já na fase de grupos desta Liga dos Campeões, tornou-se o primeiro jogador belga desde… Kevin de Bryune a fazer duas assistências para golo num só jogo (frente ao Shakhtar Donetsk, na derrota por 2-3).
«Contra o Shakhtar, ele foi brilhante na primeira parte [Antuérpia ganhava por 2-0 ao intervalo]. Ele pode, certamente, estar ao nível de um clube de topo europeu no longo prazo. Apesar do 5-0 em Barcelona, ele foi dos poucos jogadores do Antuérpia que conseguiu aguentar o nível da partida», refere, a A BOLA, o jornalista belga Diederik Geypen, do jornal Gazet van Antwerpen.
Os últimos tempos têm sido tão sorridentes que Vermeeren até se estreou pela seleção A belga, no recente encontro da fase de apuramento para o Euro, frente à Áustria: entrou aos 87 minutos para experimentar um bocadinho o sabor desta camisola.
O que tem de especial
«Ele pensa mais rápido do que os outros. É inteligente, vê bem as coisas e também as executa bem. Ele arrisca mais na forma de jogar esta época, está a atacar mais», afirma Diederik Geypen.
Já o também jornalista belga Bart Lagae, do jornal De Standaard, completa: «Ele não é o jogador mais espetacular, mas pensa e passa muito rapidamente. Um bocadinho como o Frenkie de Jong…»
As comparações não ficam por aqui. Marc Overmars, diretor desportivo do Antuérpia, falou dele assim na antevisão do jogo com o Barcelona: «Não tenho dúvidas que tem um nível fantástico. A primeira vez que o vi fez-me lembrar Xavi e Iniesta, tem o mesmo perfil».
Nessa altura, precisamente Overmars teve uma conversa com o diretor desportivo do Barcelona, Deco, sobre o jovem médio do Antuérpia. Os dois trocaram impressões sobre o nível desportivo de Arthur Vermeeren e os rumores de uma futura transferência para a Catalunha subiram de tom.
Barcelona, Man. United, Arsenal, Borussia Dortmund, Tottenham... A lista de potenciais interessados tem crescido e o médio do Antuérpia está atualmente já valorizado nos 25 milhões de euros, segundo a última atualização do Transfermarkt. Tendo subido o seu valor de mercado sete milhões esta semana, Vermeeren é considerado agora o jogador mais valioso da liga belga.
«Esta é, de certeza, a última época dele no Antuérpia», resume o jornalista Diederik Geypen.
Bart vai mais longe e acredita que a transferência pode acontecer já no mercado de inverno, dada também a necessidade do Antuérpia encaixar um valor elevado: «O Antuérpia vai ser forçado a vender o talentoso Arthur Vermeeren no fim desta época ou mesmo já em janeiro.»