Atenção Benfica e FC Porto: Mundial de Clubes já tem 30 equipas confirmadas
FIFA será a organizadora do Mundial de Clubes (Foto: IMAGO)
Foto: IMAGO

Atenção Benfica e FC Porto: Mundial de Clubes já tem 30 equipas confirmadas

INTERNACIONAL23.08.202415:20

Faltam apenas apurar duas formações

O novo formato do Mundial de clubes será disputado, pela primeira vez, em 2025. Para além de Benfica e FC Porto, que irão marcar presença na competição, mais 28 equipas já estão confirmadas na prova, faltando apenas apurar as últimas duas.

Já se sabe, no entanto, que as últimas duas formações serão o vencedor da Libertadores, da Confederação Sul-americana, e uma equipa dos Estados Unidos, ainda a designar, que será o representante do país anfitrião da prova, que se irá realizar entre 15 de junho e 13 de julho do próximo ano.

Os argentinos do Boca Juniors foram o 30.º clube a alcançar uma vaga no Mundial de clubes, classificando-se automaticamente após a eliminação dos uruguaios do Nacional, de Sebastián Coates, nos oitavos de final da Libertadores.

Apesar de nem estarem a disputar a competição, os xeineze garantiram um lugar no Mundial graças ao ranking de desempenho nos últimos quatro anos na prova sul-americana, juntando-se a Palmeiras, de Abel Ferreira, Flamengo, Fluminense, os três anteriores vencedores da prova, e River Plate, que também já tinha assegurado a presença pelo ranking. No continente sul-americo, falta apenas apurar uma equipa.

Os restantes continentes já têm os representantes definidos, com a UEFA a apresentar o maior contingente, com 12 clubes: os últimos campeões europeus, Chelsea (2011), Real Madrid (2022 e 2024) e Manchester City (2023), aos quais se juntam as que tiveram melhor ranking neste período de 4 anos, no caso Benfica, FC Porto, Bayern Munique, PSG, Inter, Borussia Dortmund, Atlético Madrid, Juventus e Salzburgo.

Pela América do Norte, estarão presentes os últimos quatro vencedores da Liga dos Campeões continental: os mexicanos do Monterrey (2021), León (2023) e Pachuca (2024), e os norte-americanos do Seattle Sounders (2022).

Os sauditas do Al Hilal, de Jorge Jesus, campeões da Ásia em 2021, os japoneses do Urawa Red Diamonds (2022) e os árabes do Al Ain (2023/24), além dos sul-coreanos do Ulsan HD, estes por ranking, serão os representantes da Confederação Asiática de Futebol.

Já as quatro vagas africanas ficaram entregues ao Al-Ahly (Egito), campeão continental em 2021, 2023 e 2024, e ao WAC Casablanca (Marrocos), vencedor em 2022, além do Espérance Tunis (Tunísia), de Miguel Cardoso, e o Mamelodi Sundowns (África do Sul), ambos pelo desempenho.

O Auckland City, da Nova Zelândia, ficou com a vaga da Oceânia.

Dinheiro e calendário ameaçam novo Mundial de Clubes

11 junho 2024, 09:29

Dinheiro e calendário ameaçam novo Mundial de Clubes

Carlo Ancelotti já colocou Real Madrid fora da prova projetada para decorrer nos Estados Unidos em junho e julho de 2025. Depois, os ‘merengues’ emendaram-no. No entanto, ingleses e FIFpro também estão contra…

O Mundial de clubes vai passar a realizar-se de quatro em quatro anos, a partir de 2025, e será disputado num formato de oito grupos, com quatro equipas cada, sendo que as duas primeiras classificadas avançam para os oitavos de final. Na fase a eliminar, todos os jogos serão disputados a uma só mão até à final, não havendo um encontro para decidir o terceiro e quarto lugares, como acontecia nas edições anteriores da prova.