Aston Villa recupera e consegue empate com o Liverpool nos minutos finais
Jhon Duran a celebrar o segundo golo, que deu o empate ao Aston Villa frente ao Liverpool (Imago)

Aston Villa recupera e consegue empate com o Liverpool nos minutos finais

INTERNACIONAL13.05.202422:24

Jhon Duran entrou a dez minutos do fim do tempo regulamentar e ainda foi a tempo de bisar, salvando um ponto na luta pela Liga dos Campeões

Em desvantagem durante a maioria do encontro, o Aston Villa conseguiu resgatar um ponto frente ao Liverpool, em casa, nos minutos finais, na penúltima jornada da Premier League.

A precisar de três pontos para carimbar o quarto lugar e, consequentemente, o apuramento para a Liga dos Campeões da próxima temporada, o empate a três bolas não é suficiente, mas pode ser fundamental.

As coisas começaram bastante mal para a equipa da casa, com um autogolo caricato de Emiliano Martínez, logo no primeiro minuto: o guarda-redes argentino não conseguiu segurar a bola, após um cruzamento de Elliott, desviado por Pau Torres, acabando por colocá-la no fundo das redes da própria baliza.

No entanto, dez minutos depois, Tielemans fez o golo da igualdade, após um excelente trabalho de Watkins na ala esquerda.

Ao minuto 23, Cody Gakpo voltou a devolver a vantagem para os forasteiros, de recarga, após remate de Gomez para a invertenção de Martínez, num lance que teve de ser validado pelo VAR.

O Aston Villa teve a oportunidade de empatar novamente a partida, ainda na primeira parte, mas Diego Carlos protagonizou o maior falhanço da temporada: a um metro da linha de golo e com a baliza escancarada, o central não só tirou a bola a Watkins, que estava com ele na pequena área, como não conseguiu converter o passe de Bailey em golo.

Assim, o conjunto orientado por Jurgen Klopp conseguiu chegar ao terceiro golo, logo ao abrir do segundo tempo, graças a uma bola parada batida por Elliott para a cabeçada certeira de Quansah, ao minuto 48.

A resposta chegou nem quatro minutos depois, mas o tento de Watkins acabou por ser anulado pelo VAR, devido a fora de jogo. Do outro lado, Elliott e Darwin também viram os seus respetivos golos a serem anulados pelo mesmo motivo, embora tenha sido feito de forma imediata.

Contudo, com a entrada de Jhon Duran a dez minutos do fim do tempo regulamentar, tudo mudou! O colombiano bisou no espaço de poucos segundos (85' e 88'), aproveitando primeiro um erro de Mac Allister para reduzir e depois, num lance caricato, enganou os adversários ao marcar com... o joelho.

Depois de três derrotas consecutivas, uma delas para a liga inglesa e outras duas para a Liga Conferência, que significaram a eliminação nas meias-finais da competição, aos pés do Olympiakos, Unai Emery volta a sorrir frente ao terceiro classificado.

A um jogo do fim do campeonato e da época, os villains esperam que o Tottenham não vença o Manchester City, em casa, para confirmarem definitivamente a presença na liga milionária, 42 anos depois da sua última presença.