Internacional As reações ao falecimento de Bobby Charlton
O mundo do futebol já começou a reagir à morte de Sir Bobby Charlton, antigo campeão mundial pela seleção inglesa em 1966 e lenda do Manchester United, que faleceu este sábado aos 86 anos .
«As palavras nunca serão suficientes». Esta foi a primeira reação do Manchester United ao falecimento da sua maior lenda.
Em comunicado oficial, o Manchester United disse: «Estamos de luto pela morte de Sir Bobby Charlton, um dos maiores e mais adorados jogadores da história do nosso clube.»
O clube acrescentou que o antigo internacional inglês, «é um héroi para milhões, não só em Manchester ou no Reino Unido, mas em qualquer local onde futebol ao redor do mundo.»
O emblema inglês termina dizendo que Sir Bobby «era admirado tanto pelo seu espírito desportivo e integridade como pelas suas excelentes qualidades como futebolista» e que irá sempre ser recordado como «um gigante do jogo».
Via Twitter, a Federação Inglesa de futebol realça o percurso de Bobby Charlton pelos «três leões» e o papel preponderante que teve na conquista do mundial de 1966.
Via comunicado, o atual selecionador Gareth Southgate reforça o impacto de Bobby Charlton na seleção e que o previlégio de o ter conhecido pessoalmente permitiu compreender «o seu orgulho pessoal e emoção por ter representado a Inglaterra».
O privilégio de encontrá-lo em diversas ocasiões permitiu-me compreender o seu orgulho e emoção pessoal por ter representado Inglaterra e, simplesmente, confirmou na minha mente a sua posição como um dos cavalheiros do jogo.
No instagram a federação já anunciou que será realizado um tributo a Sr. Bobby Charlton no Estádio do Wembley dia 17, durante jogo de Inglaterra contra Malta.
A Premier League, recorreu à sua conta de twitter para endereçar "as condolências para toda a família e amigo e para os adeptos do Manchester United"
A UEFA, também expressou o a sua tristeza dizendo que, em nome de toda a comunidade do futebol europeu, que Sir Bobby Charlton é "um dos grandes nomes do futebol".
Em Portugal, a Liga Portugal emitiu uma nota de pesar pelo falecimento de Bobby Charlton, onde diz que «o antigo jogador do Manchester United deixa um legado inapagável que permanecerá eternamente na memória de todos aqueles que tiveram a oportunidade de testemunhar a sua habilidade em campo.»
No twitter, o Benfica recorreu a uma fotografia entre Eusébio e Bobby Charlton para lhe desejar um «até sempre»
O FC Porto decidiu homenagear o campeão do mundo de 1966, reconhecendo que Sir Bobby Charlton «também é imortal por direito.»
Na sua conta pessoal de Instagram, o presidente da FIFA Gianni Infantino exprimiu o seu pesar pelo falecimento de Sir Bobby Charlton, onde enaltece o seu precurso enquanto jogador e o seu impacto nas gerações futuras.
Em comunicado, a Federação Portuguesa de Futebol emitiu uma nota de pesar pelo falecimento de Sir Bobby Charlton onde relembra as conquistas indivíduais e coletivas do campeão do mundo 1966 e analtece a sua «personalidade e carisma.»
Um por todo o futebol inglês, foram várias as homenagens realizadas a Sir Bobby Charlton.
O Arsenal recorreu ao Twitter para dizer que, neste momento, os seus sentimentos estão com « a família de Sir Bobby, amigos e todos os que estão conectados com o Manchester United», desejando que este «descanse em paz.»
O rival da cidade Manchester City também deixou a sua mensagem de despedida onde expressa da tristeza de todos os citizens pela morte de Sir Bobby Charlton
O Chelsea manifestou a «tristeza de todos os integram a sua extrutura perante a notícia da morte de Bobby Charlton» e que os seus pensamentos e orações estão com a família, amigos e adeptos do Manchestar United.
O rival Liverpool define Sir Bobby Charlton como «um verdadeiro craque futebolístico» dizendo, também, que o seu legado «permanecerá vivo.»
Via Twitter, o Preston North End expressou a sua tristeza pelo falecimento ex-internacional inglês, relembrando a passagem a Bobby Charlton pelo clube como jogador e treinador.