As portas de Berlim também já abriram para o Euro (vídeos)
IMAGO

As portas de Berlim também já abriram para o Euro (vídeos)

INTERNACIONAL15.06.202400:01

Cerca de 40 mil pessoas vibraram, na capital, com a goleada da seleção alemã

A Arena de Munique recebeu o pontapé de saída do Campeonato da Europa, mas em Berlim parecia também dia de jogo. Cerca de 40 mil pessoas acompanharam a goleada da Alemanha à Escócia na fan zone da capital germânica.

Uma hora antes do jogo já a polícia local avisava que a maior das duas zonas em que está dividida a fan zone - aquela que está localizada em frente às míticas Portas de Brandemburgo - tinha atingido a capacidade máxima de 30 mil pessoas. A entrada foi vedada e as carruagens do metro e do comboio deixaram de parar na estação mais próxima, para evitar aglomerações.

Já antes tinha sido encerrada parcialmente a outra zona da fan zone, denominada Reichstag, devido a uma mala abandonada no local. Viria a revelar-se falso alarme, mas as autoridades locais mostraram que não estão dispostas a facilitar no que diz respeito à segurança em redor do torneio.

Os adeptos chegaram cedo, até porque entre o final do dia de trabalho e o apito inicial do jogo havia muito tempo para usufruir das tendas de comida dispostas pela avenida. As salsichas tiveram muita saída, como seria de esperar, mas não tanta quanto a cerveja.

O som ambiente era digno de uma rave, mas a festa só animou verdadeiramente quando foi anunciada a equipa inicial da Alemanha. Toni Kroos foi, de longe, o mais aplaudido entre os eleitos de Julian Nagelsmann.

O hino colou o entusiasmo de um país que já não quer estar dividido, e a Mannschaft não perdeu tempo a justificar a expectativa: o golo madrugador de Florian Wirtz provocou o primeiro momento de euforia da noite.

Cedo se percebeu que a seleção alemã ia construir um resultado dilatado - até porque ficou em superioridade numérica ainda na primeira parte -, e isso até tirou alguma energia ao público de Berlim. Se os aplausos para a entrada de Thomas Muller não eram, de todo, surpreendentes, o empolgamento em torno de Niclas Fullkrug foram plenamente justificados pelo avançado do Borussia Dortmund, que saiu do banco para apontar o quarto golo germânico.

O autogolo de Rudiger ainda permitiu descortinar mais alguns adeptos escoceses na fan zone de Berlim, mas Emre Çan também saltou do banco para marcar e fechar assim a goleada da equipa anfitriã.

A multidão dispersou entre marés de tranquilidade e focos de euforia, porventura proporcional ao consumo de álcool. Lá pelo meio deu para ver adeptos espanhóis mais efusivos do que os croatas, mas esse duelo é para validar neste sábado. A bola vai rolar no Estádio Olímpico, mas Berlim já abriu as portas ao Euro 2024.