Artur Jorge conduz Botafogo à liderança isolada e Petit volta a golear no Cuiabá
Petit celebra um dos muitos golos do Cuiabá. Foto: AssCom Dourado

Artur Jorge conduz Botafogo à liderança isolada e Petit volta a golear no Cuiabá

Vitória muito folgada do 'Dourado' na receção ao Fortaleza e triunfo do 'Fogão' em Porto Alegre

Depois de há duas jornadas ter goleado o Criciúma, fora de casa, por 5-2, o Cuiabá, orientado por Petit, continua com queda para o golo. Na 9.ª jornada do Brasileirão, voltou às vitórias – tinha perdido no reduto do Cruzeiro na última ronda (1-2) – e de forma categórica, esmagando em casa o Fortaleza, por 5-0. Esta foi uma das maiores vitórias da carreira de Petit como treinador, apenas superada por duas goleadas enquanto técnico do Boavista (7-1 ao Vila Flor, em 2013/14, e 6-1 ao Joane, em 2012/13), e permite ao Cuiabá sair da zona de descida do campeonato brasileiro.

Uma primeira parte de autêntico arraso na Arena Pantanal resolveu a contenda a favor do Cuiabá, que chegou à farta vitória com golos de Clayson (3'), Ramon (11'), Jonathan Cafu (37'), Igor Pitta (45+8') e Fernando Sobral (gp, 54'). O Fortaleza ficou a jogar com 9 no final da primeira parte, já que Renato Kayzer e Emanuel Brítez foram expulsos, o primeiro por se ter envolvido numa altercação com Petit, que também resultou no vermelho direto ao treinador português.

E o domingo não foi de festa para apenas um treinador português, já que Artur Jorge também teve motivos para sorrir, conduzindo o Botafogo à liderança isolada no Brasileirão. Ao vencer, fora de casa, o Grêmio, por 2-1, a equipa do ex-SC Braga aproveitou os empates do Flamengo no terreno do Athletico Paranaense e do Bahia (2-2) em casa do Criciúma para assumir o primeiro posto do Brasileirão. Cuiabano (10') adiantou os visitantes no marcador, Gustavo Nunes (21') empatou para o Grêmio mas, no início do segundo tempo, Júnior Santos (57') deu três preciosos pontos para Artur Jorge agarrar o lugar mais alto da classificação do campeonato do Brasil.

Em fase menos boa está Álvaro Pacheco no Vasco da Gama, que, após a goleada sofrida ante o Flamengo (1-6) e a derrota em casa do Palmeiras (0-2), continua sem conseguir vencer. A equipa do Rio de Janeiro não saiu do nulo na receção ao Cruzeiro e, desta forma, os vascaínos têm apenas um ponto de vantagem sobre a zona de descida.