Arthur Chaves conquista Ouro pelo Brasil nos Jogos Pan-Americanos 2023
Central do Ac. Viseu foi titular e contribuiu com uma assistência no golo que garantiu o empate no tempo regulamentar frente ao Chile; vitória decidida nos penáltis; 36 anos depois, canarinhos voltam ao mais alto lugar do pódio
Arthur Chaves conquistou na madrugada deste domingo a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos 2023. O defesa-central do Ac. Viseu, da Liga 2, foi titular e deu uma assistência no golo que garantiu o empate no tempo regulamentar frente ao Chile, anfitrião da prova (1-1). Os canarinhos carimbaram a vitória na marcação de grandes penalidades por 4-2.
Arthur Chaves cumpriu todos os minutos desta competição e foi, assim, um dos destaques da seleção Pré-Olímpica brasileira. No encontro frente aos chilenos, o jovem, de 22 anos, foi mesmo determinante: Aos 83 minutos, na sequência de um canto, este colocou a bola em Ronald, que restabeleceu o empate. Antes, Guerrero (43') adiantou a formação da casa no marcador.
«Estou muito feliz e com o sentimento de dever realizado após o Pan-Americano. O Brasil não ganhava a medalha de ouro há muito tempo, quebrar esse ‘tabu’ foi muito especial», sublinhou Arthur Chaves, que chegou ao Ac. Viseu na temporada transata. Recorde-se que o Brasil não conquistava o ouro há 36 anos. Esta foi a quinta vez que os canarinhos conquistaram esta competição.
O central já olha para o que se segue, inserido na equipa do Ac. Viseu, que está, neste momento, no 15º lugar no campeonato com oito pontos: «Tenho acompanhando o Académico, vejo todos os jogos e falo diariamente com meus companheiros de equipa. Estamos todos muito otimistas para colocar o clube onde merece estar.»
Certo é que Arthur Chaves, já em viagem para Portugal, não vai chegar a tempo do jogo de amanhã frente ao Paços de Ferreira, em jogo da nona jornada da Liga 2. Em 2023/24, o defesa contabiliza três jogos pelo conjunto de Viseu.